SEGURANÇA DE VOO

Unidade da FAB realiza treinamento de prevenção para pilotos da Segurança Pública

O objetivo foi passar recomendações de segurança para o novo helicóptero da Brigada Militar
Publicada em: 09/10/2015 15:00
Imprimir
Fonte: SERIPA V

O Quinto Serviç  o Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) promoveu, na última segunda-feira (05/10), o treinamento de pilotos do Batalhão de Aviação da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) abordou diversos temas como o treinamento de emergência em helicóptero, recomendações de segurança na manutenção, formação operacional e ocorrências aeronáuticas.

A equipe formada por investigadores e especialistas destacou a necessidade de elevar a prevenção no dia a dia da atividade aérea para uma atuação mais eficaz. A mensagem voltada para a segurança operacional ganhou relevância diante do avanço tecnológico representado pelos novos helicópteros AW 119 - Koala, recentemente incorporados à frota da Brigada Militar.

De acordo com o chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, durante a transição para uma nova tecnologia é fundamental o acompanhamento do órgão de prevenção para evitar a queda na disponibilidade operacional e eventuais acidentes. “Contribuímos com recomendações de Segurança de Voo, além de mantermos os bons laços de amizade entre as duas instituições”, declarou.

Dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) mostram que perda de controle em voo (34,60%), a falha de motor (14,22%), o julgamento de pilotagem (11,38%) e a supervisão gerencial (9,67%) são os principais fatores contribuintes na elevação das estatísticas de acidentes.

Batalhão de Aviação

  Os helicópteros Koala trazem melhorias ao cumprimento das missões de transporte de pessoal, equipamentos, busca e salvamento, resgate, radiopatrulhamento, combate a incêndio e ações de defesa civil. Cada aeronave tem capacidade de transporte de, além de dois pilotos, seis policiais militares, e, possui ainda dois kits de macas para a remoção simultânea de pacientes. Possui farol de busca, guincho elétrico e maior capacidade para o combate a incêndio.

O Batalhão de Aviação da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul foi criado em 1989 e está localizado na área do Aeroporto Internacional Salgado Filho, constituindo-se em uma ferramenta veloz e atuante no apoio aos órgãos de Segurança Pública em prol da sociedade gaúcha.