SEGURANÇA DE VOO

FAB realiza Estágio de Padronização da Instrução Aérea em Londrina (PR)

Evento é gratuito e acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro
Publicada em: 15/09/2015 12:50
Imprimir
Fonte: SERIPA V

  Estão abertas as inscrições para o Estágio de Padronização da Instrução Aérea (EPIA), que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro, em Londrina (PR). O objetivo é difundir boas práticas e ferramentas de padronização à comunidade da aviação de instrução, buscando aperfeiçoar o trabalho dos instrutores, além de promover a melhoraria no desempenho de alunos que se preparam para ingressar na atividade aérea. 

O estágio é gratuito e os interessados de qualquer parte do Brasil podem se inscrever acessando o link. A terceira edição do evento é promovida pelo Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V). Podem participar membros da direção de aeroclubes e escolas de aviação, proprietários, gerentes de segurança operacional, instrutores de voo e alunos.

A iniciativa, pioneira no Brasil, busca mobilizar a comunidade de instrução aérea para atuar nos parâmetros da segurança operacional. Além disso, o EPIA reflete sobre questões relevantes para a mudança de comportamentos e preservação da vida humana, indicando o caminho da profissionalização às futuras tripulações da aviação brasileira.

As palestras vão tratar de temas como o panorama atual da aviação de instrução no Brasil, aspectos psicológicos, didática e comunicação, preenchimento de fichas de avaliação, aerodinâmica e desempenho em aeronaves de baixa performance, legislação e erros mais comuns em acidentes de instrução.

De acordo com o mapeamento das ocorrências aeronáuticas, o julgamento de pilotagem, a instrução, a aplicação de comandos, a supervisão e o planejamento gerencial estão entre os fatores contribuintes mais presentes nas investigações de ocorrências aeronáuticas no período de 2004 a 2013. Os dados são do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Segundo levantamentos feitos pelo SERIPA V, os aeroclubes e as escolas de aviação responderam por cerca de 60 ocorrências investigadas nos últimos cinco anos na Região Sul, superando os números da Aviação Agrícola e demais segmentos da Aviação Geral.

SERIPA V

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos é um órgão regional vinculado ao CENIPA, que tem por finalidade planejar, gerenciar e executar as atividades relacionadas com a investigação e a prevenção de acidentes aeronáuticos no âmbito da aviação civil. Sua área de jurisdição compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Serviço

Evento: Estágio de Padronização da Instrução Aérea

Data: 5 e 6 de novembro de 2015

Local: Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) - Londrina (PR)

Mais informações pelo telefone (51) 3462-1333.