DIA DA INDEPENDÊNCIA

Saiba como foi a participação da FAB nos desfiles em todo o País

De Norte a Sul, Aeronáutica leva efetivos para participar do Dia da Independência
Publicada em: 07/09/2015 14:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  COMAR VA Força Aérea Brasileira (FAB) foi representada por seus militares e unidades em desfiles cívico-militares por todo o Brasil nesta segunda (07/09) Dia da Independência. De Norte a Sul, os integrantes da FAB demonstraram patriotismo e civismo diante do público que assistiu à passagem das tropas. Veja como foi a participação da FAB em várias cidades:

B  COMAR Ielém – Todas as unidades da Guarnição de Aeronáutica da capital paraense participaram do desfile realizado em frente à Praça da República, na Avenida Presidente Vargas, centro de Belém (PA). A Aeronáutica levou mais de mil militares das unidades de abrangência do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR). Os alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Tenente Rêgo Barros, mantida pela FAB, também desfilaram. 

Barbacena – Na cidade mineira que abriga a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), 60 alunos dos 1.400 militares que desfilaram formaram o desenho do Gripen NG na Avenida Governador Bias Fontes.  Ex-alunos da EPCAR também desfilaram em companhia dos funcionários. Cerca de cem alunos do Programa Forças no Esporte fecharam o desfile. Agentes penitenciários e do hospital psiquiátrico judiciário, polícia militar, corpo de bombeiros e outras instituições também participaram do desfile cívico. Grupamentos de alunos da EPCAR também estiveram presentes em  desfiles nas cidades mineiras de Juiz de Fora e São João Del Rei.

  COMAR VIIManaus – Militares da Guarnição de Aeronáutica de Manaus participaram do desfile do Dia da Independência na capital do Amazonas. O grupamento da Força Aérea contou com a participação de cerca de 650 militares e mais uma tropa formada pelos alunos da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, colégio conveniado à Aeronáutica. A população manauara que foi ao evento pôde ver pelotões de aeronavegantes, infantes, militares da área da saúde e das demais áreas administrativas, bem como a Banda de Música da Base Aérea de Manaus. Os cães da Companhia de Polícia de Aeronáutica empolgaram o público. Ao todo, foram cerca de dez grupamentos com representantes das Organizações Militares sediadas em Manaus (AM). O desfile de 7 de setembro foi realizado no bairro de Ponta Negra, Zona Oeste, um dos cartões-postais da cidade.  BASV

Salvador – Na capital bahiana, cerca de 400 militares da Guarnição de Aeronáutica de Salvador participaram do desfile. Além de integrantes do Esquadrão Orungan (1º/7º GAV) que emprega a aeronave de patrulha marítima P-3 Orion, passaram pela Avenida Sete de Setembro os  grupamentos administrativos, feminino, batalhão de infantaria, banda de música e o pelotão de cães de guerra.

Santa Maria – No interior do Rio Grande do Sul, a FAB levou 250 militares para o desfile na cidade de Santa Maria. O número foi dividido   COMAR Ventre os grupamentos feminino, aviadores e de infantaria, que estava armado com fuzil.

Porto Alegre – A FAB levou mais de 300 militares para o desfile na capital gaúcha, realizado na na Avenida Beira Rio. Mais de 5 mil pessoas acompanharam a passagem das tropas ao longo do Parque da Marinha do Brasil. Além do grupamento feminino, desfilaram pilotos, aeronavegantes e especialistas em manutenção de aeronaves, unidades responsáveis pela defesa e segurança de unidades e militares de todas as unidades que compõem a   Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre

Florianópolis - O desfile foi realizado na Passarela Nego Quirido, sambódromo da capital catarinense. Sob o som da Banda de Música da Base Aérea de Florianópolis, a FAB desfilou com mais de 300 militares do Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV), do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo e outras unidades da guarnição.

Fortaleza - Na capital do Ceará, cerca de 150 militares da Aeronáutica participaram do desfile na   BAFZAvenida Beira Mar. A banda de música deu o ritmo para os grupamentos das bandeiras históricas, companhia armada e grupamento de suboficiais, sargentos, cabos e soldados da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ).

Pirassununga – Nem a chuva atrapalhou o desfile no interior de São Paulo. Mais de 4 mil pessoas   AFAacompanharam o desfile da cidade de Pirassununga, interior de São Paulo. No total, mais de 450 militares da Aeronáutica participaram. A Academia da Força Aérea (AFA) levou aproximadamente 150 cadetes para o desfile. Os grupamentos feminino e do Batalhão de Infantaria foram muito aplaudidos pelo público. Os cadetes da AFA ainda estiveram presentes nos desfiles de Brasília (DF) e São Paulo (SP).