CURSO

Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa capacita militares para manutenção de C-98

Entre os 35 especialistas, dois militares formados são integrantes da Força Aérea Paraguaia
Publicada em: 11/09/2015 10:09
Imprimir
Fonte: PAMA-LS

  O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) concluiu mais uma edição do curso de manutenção da aeronave C-98 Caravan, que aconteceu entre os dias 03 e 28 de agosto e formou 35 especialistas, inclusive dois militares da Força Aérea Paraguaia. O Parque é responsável por manter todas unidades de C-98 da Força Aérea Brasileira (FAB), assim como de outros seis projetos, além de oferecer capacitação de recursos humanos.

Além da oferta anual, também são realizadas edições itinerantes do curso, que percorrem unidades de interesse. Em 2015, a capacitação do C-98 foi realizada na Base Aérea de Santa Cruz (BASC) e na Base Aérea de Campo Grande (BACG).

O Coronel Edgard Vale Ribeiro, da Divisão Técnica do PAMA-LS, explica que a presença de estrangeiros nos cursos oferecidos pelo PAMA-LS é resultado de acordos bilaterais firmados pelo Comando da Aeronáutica com nações amigas e que a procura está ligada à excelência do currículo.

"Aqui nós temos a facilidade de possibilitar ao aluno instruções práticas nas próprias aeronaves, como complemento às aulas teóricas. O Paraguai, por exemplo, que enviou um oficial e um graduado para este curso, possui apenas dois C-98, o que dificultaria disponibilizar uma delas para auxiliar a formação dos militares", afirma o Coronel Vale.

O Tenente Fernando Daniel Lopez Torres, um dos paraguaios, conta que, além da técnica, é importante o relacionamento com a FAB. "Participar do curso de mantenedor do C-98 representa uma oportunidade ímpar como integrante de uma força amiga, pois não só nos permite adquirir conhecimentos técnicos importantes, bem como nos possibilita uma interação entre Forças coirmãs”, diz.