ESPORTE

Militares da FAB participam da meia maratona e são destaque na prova

Entre 500 corredoras, Capitão Fabiana terminou o percurso de 21 km em 7º lugar
Publicada em: 02/09/2015 07:00
Imprimir
Fonte: CDA

  A Cidade Olímpica recebeu no domingo (30/08) corredores do mundo inteiro para 19ª Edição da Meia Maratona do Rio. A competição envolveu distâncias de 21 km (meia maratona) e 5 km (corrida).

Entre as 548 competidoras na faixa etária de 30 a 34 anos, a Capitão Fabiana Magalhães dos Santos, de 32 anos, terminou a prova em 7º lugar.  A militar finalizou o percurso de 21 quilômetros com o tempo de 1 hora 45 minutos e 29 segundos.

No percurso de 5 km, o lugar mais alto do pódio foi ocupado pela Sargento Juliana Paula de Souza, que competiu com 1.850 pessoas. A militar terminou a prova em 19 minutos e 10 segundos.

Apoio - O maratonista Valério de Souza Fabiano, que terminou a prova com o tempo de 1 hora 5 minutos e 44 segundos, alcançou o 4º lugar do pódio. Valério não é militar, mas integra um dos projetos apoiados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Ao conquistar a medalha, ele agradeceu o apoio da FAB. "Aqui, me possibilitam área de treinamento e profissionais que me ajudam na minha preparação, seria improvável obter resultados significativos e estar no nível de grandes corredores. Esse apoio foi essencial para que eu conseguisse chegar ao pódio", revelou.valério  1S SDE Xavier/CDA

Os atletas dos Projetos Caixa e Futuro Olímpico, além da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro treinam nas instalações da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) a cerca de dois anos. 

O treinador de Valério é o professor Jorge Filé, que atua como treinador da equipe de Pentatlo Aeronáutico da FAB. Filé destacou o rendimento do atleta. "Correndo com oito africanos considerados favoritos, Valério conseguiu dividir o pódio com três deles. Ele é novo, está com 26 anos, e tem tudo para ser o número um do Brasil em pouco tempo", avaliou.