SEMANA DA PÁTRIA

Brasilienses mergulham no universo da FAB na Exposição da Independência

Evento promoveu brincadeiras, interação e conhecimento. Resultado foi a alegria evidente no rosto de cada visitante
Publicada em: 31/08/2015 13:21
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Muitas crianças e adultos que foram ao Parque da Cidade no final de semana (29 e 30/8) puderam brincar e conhecer o trabalho das Forças Armadas e Auxiliares por meio da Exposição da Independência. O evento, que abre a Semana da Pátria em Brasília (DF), permitiu a interação do público com militares e chamou atenção para o funcionamento de equipamentos, como a estação de controle de tráfego aéreo e de meteorologia, carros blindados, motocicletas de escolta, entre outros. 

No estande da Força Aérea Brasileira (FAB), as miniaeronaves foram sensação entre a garotada. Após a foto no avião, parada obrigatória na oficina de montagem, em que pais e filhos construíram aviões de papel iguais aos modelos utilizados atualmente pela FAB. Os cães farejadores também foram alvos de muitos flashes

Outro atrativo foi a Banda de Música. “Assistir à apresentação da banda foi o melhor do passeio. Música sempre emociona e as canções militares despertam o patriotismo”, comentou a agente de viagem Camila Mafra.

A estudante Alessandra de Melo Santana levou as duas filhas e dois sobrinhos para a exposição. “Passamos por aqui no sábado, mas não deu para ver muita coisa, pois já estava terminando. Voltamos domingo e ficamos encantados. As crianças adoraram.” O eletricista Daniel Ramalho Costa levou Felipe Rodrigues Loleto para se divertir. “Gosto muito de avião, mas só tive oportunidade de voar uma vez. Tocar, sentir e conhecer tudo isso é muito prazeroso. O acesso à área militar é difícil, por isso essa foi uma boa oportunidade para me sentir mais próximo.”

Para o Major-Brigadeiro do Ar Rogério Gammerdinger Veras, Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), o balanço da participação da FAB no evento é positivo, porque cumpriu os objetivos de despertar o sentimento de civismo e, no caso das crianças, a vocação para o ingresso na Aeronáutica.

  Bastidores do voo - As controladoras de tráfego aéreo, Sargentos Ana Lívia Brasil Silvério e Tainara Pereira, ficaram satisfeitas em receber o público e em poder explicar sobre a atividade que exercem. “Muitas pessoas acham que a responsabilidade do voo é só do piloto. Quando elas conhecem os bastidores, passam a dar valor à nossa profissão”, conta Tainara. A estação de controle de tráfego surpreendeu a dentista Luciana Bassitt Turco. Ela não imaginava que a FAB era a responsável pelo controle do tráfego aéreo. “Fiquei muito mais segura em voar a partir de agora, sabendo que existe essa atividade, que é muito importante e requer estudo e disciplina”. A professora Simone Costa de Souza também gostou de conhecer mais sobre a aviação. “Não sabia que existiam rotas pré-definidas. Como o céu é uma imensid  ão, achava que o avião poderia passar em qualquer lugar”.

Sábado Aéreo em Brasília - A próxima oportunidade do público de conhecer a rotina da Força Aérea Brasileira será no Sábado Aéreo agendado para o dia 12 de setembro, das 9h às 17h30, na Base Aérea de Brasília (BABR). O público poderá conferir exposições de aeronaves, paraquedismo, brinquedoteca, entre outras atividades.