MEDALHA

Comando-Geral de Apoio recebe Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro

Unidade é responsável pelo apoio logístico na Força Aérea Brasileira
Publicada em: 28/08/2015 07:48
Imprimir
Fonte: COMGAP

Vice-Presente presidiu a cerimônia no DF  CCOMSExO Comando-Geral de Apoio (COMGAP), unidade responsável pela logística da Força Aérea Brasileira, recebeu a Medalha do Pacificador. A homenagem foi concedida pelo Exército Brasileiro, em Brasília (DF), durante a cerimônia em comemoração ao Dia do Soldado (25/08). A solenidade contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer e do ministro da Defesa, Jacques Wagner.

“Essa medalha coroa o reconhecimento do nosso esforço em prol da soberania da Pátria. O COMGAP continua empenhado em trazer os melhores resultados com maior qualidade e menos recursos”, afirmou oTenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro, comandante do COMGAP. O oficial-general também destacou a importância da sinergia das Forças Armadas que atuam conjuntamente em diversas missões pelo País e no mundo.

Medalha do Pacificador - A data saúda Luiz Alves de Lima e Silva, o Marechal Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro que lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias insurgentes e conduziu o Brasil à vitória nos conflitos da Bacia do Prata. Tão importantes quanto à eficácia de suas ações militares, foram a firmeza com que enfrentou os desafios e a generosidade dispensada aos adversários vencidos nos campos de batalha. Restabeleceu o império da ordem, preservou as instituições, recompôs a coesão nacional e salvou a unidade da Pátria, recebendo o título de "O Pacificador".

A Medalha do Pacificador se destina a agraciar autoridades, instituições, civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços, no sentido de elevar o prestígio e as tradições do Exército Brasileiro, honrando seus feitos e realçando o nome de seu Patrono, o ideal de soldado do Brasil.