SEGURANÇA DO TRABALHO

Semana de Prevenção de Acidentes é realizada no PAMA-SP

Unidade visa garantir a funcionalidade da CIPA e identificar os riscos presentes nos ambientes de trabalho
Publicada em: 31/08/2015 13:28
Imprimir
Fonte: COMGAP/ PAMA-SP

CIPA funciona há um ano no PAMASP  PAMA-SPO Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) realizou, na segunda semana de agosto, a primeira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes. O evento contou com uma programação de quatro dias de palestras e atividades práticas com o objetivo de conscientizar o efetivo sobre acidentes e  afastamentos por causas ocupacionais, além de preservar a saúde dos militares e manter os índices de produtividade da logística da Força Aérea Brasileira (FAB).

Mais de 400 militares do efetivo do PAMA-SP puderam esclarecer dúvidas e conhecer melhor os procedimentos fundamentais na segurança do trabalho com profissionais militares e civis da área. O Sargento Gustavo Plácido, Mecânico de Aeronaves e Técnico em Segurança do Trabalho, encarregado da Seção de Prevenção de Acidentes do Trabalho da unidade (DPAT) apresentou aos militares a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI).

“Luvas, óculos de proteção, máscaras e respiradores são de uso fundamental aqui na unidade e são uma obrigação nossa para a qualidade do serviço e auxiliam em situações que os equipamentos de proteção coletiva não dão conta”, explica Sargento Plácido.

Temas como estresse e ansiedade, uso de álcool e drogas e gestão de carreira e projetos também foram discutidos. O evento ainda contou com atividades práticas de uso de extintores e um curso prático de ciclística e pilotagem defensiva Efetivo participou de instrução teórica e prática  PAMA-SPpara motociclistas, ministrado pelos instrutores Ângelo Viana e Sylvio Cimino, que praticaram técnicas voltadas para a prevenção de acidentes no trânsito.

“Foram dois dias de curso direcionado aos militares que usam motocicletas para se deslocarem para o trabalho. Buscamos melhorar a ciclística e a pilotagem dos usuários por meio de exercícios para evitar acidentes”, conta Angelo.

PAMA-SP: um complexo p
oli-industrial - O PAMA-SP é um complexo poli-industrial onde trabalham mais de mil militares e civis responsáveis pela manutenção de aeronaves como o caça F-5 Tiger e, futuramente receberá também as novas aeronaves Gripen NG. São diversos os hangares e as oficinas na unidade, responsáveis por garantir a operacionalidade das aeronaves da FAB de forma segura e eficaz.

O Sargento Jardel dos Santos Machado atua há dois anos nas oficinas de teste de motores e salienta a importância de uma doutrina de prevenção nas oficinas. “A SIPAT foi muito didática. A instrução sobre elementos químicos vai me auxiliar bastante. É muito importante reforçar a segurança.”, conclui.

Segurança do trabalho - São fundamentais para prevenir os acidentes e auxiliam em situações que os equipamentos de proteção coletiva não dão conta. A organização militar instaurou há um ano a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em que 18 militares atuam como agentes da comissão sendo responsáveis pela fiscalização e aplicação dos procedimentos de segurança, bem como a utilização dos equipamentos de proteção. As CIPAS são responsáveis pela realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que é regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Norma Regulamentadora nº 5.

O Diretor Interino do PAMA-SP, Coronel Ricardo Augusto Fonseca Neubert, reforçou a importância da conscientização sobre os riscos contidos nas atividades de rotina dos militares e que deve ser uma preocupação permanente.

“No PAMA-SP, por se tratar de uma unidade tipicamente industrial, faz-se extremante necessária a conscientização”, conclui o diretor da unidade.