GESTÃO

Prêmio contábil incentiva transparência da Aeronáutica

Instituto de Controle do Espaço Aéreo foi o órgão com melhor desempenho contábil
Publicada em: 24/08/2015 16:25
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Agência Força Aérea/Sargento Batista"Cada vez mais nós conseguimos mostrar que somos transparentes". A frase do Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Franciscangelis Neto, foi dita na quinta-feira (20/8), em São José dos Campos (SP), durante a entrega do 2º Prêmio "Destaque Execução Contábil do Comando da Aeronáutica".

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), órgão responsável pelo treinamento de controladores de tráfego aéreo, alcançou 99,76% de média no grau de performance contábil entre julho de 2014 e junho de 2015. A medição é realizada por meio das conformidades de procedimentos realizados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).

De acordo com o Tenente-Brigadeiro Franciscangelis, o prêmio, criado em 2013, ajudou o Comando   Agência Força Aérea/Sargento Batistada Aeronáutica a ter sua performance contábil elogiada por órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Pelo vigésimo mês, a Aeronáutica não tem qualquer restrição contábil aos seus procedimentos. A ausência de restrições significa que as informações registradas no SIAFI têm qualidade.

"Além de motivar as pessoas que trabalham na área, o prêmio tem também o objetivo de mostrar o compromisso com a transparência dos dados para a tomada de decisões estratégicas", ressaltou o oficial-general. Para ele, a correção e a transparência também são fundamentais para o relacionamento da Aeronáutica com o Governo Federal.

Para o diretor do ICEA, Coronel Ivan Dittz, a conquista do prêmio é resultado de um longo trabalho desenvolvido pela equipe. "É o dia a dia. Nós ganhamos o prêmio e isso não significa terminar o trabalho. Porque no mesmo dia em que nós ganhamos, já tinha gente trabalhando. Não para. É um trabalho diário, contínuo", explicou. Para o Coronel, a premiação também ajuda a reconhecer o trabalho de militares da área administrativa, que atuam de maneira discreta e muitas vezes membros da própria unidade não conhecem as atividades desenvolvidas.

O prêmio "Destaque Execução Contábil do Comando da Aeronáutica" avalia mais de 50 Unidades Gestoras Executoras de acordo com o cumprimento do Roteiro de Acompanhamento Contábil, que seguem as diretrizes da Secretaria do Tesouro Nacional. No ano passado, foram premiados o Núcleo do Hospital de Aeronáutica de São Paulo e a Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo, na 1ª edição do Prêmio.