ANIVERSÁRIO

Unidade responsável pela certificação do KC-390 comemora 44 anos de criação

Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) também atua nas áreas de metrologia, offset e propriedade intelectual
Publicada em: 26/08/2015 14:30
Imprimir
Fonte: IFI/DCTA

Cerimônia militar de aniversário do IFI  S1 LucasO Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), organização militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), completou 44 anos voltados a incentivar os avanços do setor aeroespacial brasileiro.

Em 2015, o IFI se destacou por diversas ações. Entre elas, o processo de certificação da aeronave KC-390 em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A certificação militar do projeto será conduzida pela Embraer, que vai atuar como uma Organização de Projeto Credenciada (OPC), processo pioneiro no Brasil que permite ao órgão certificador supervisionar todo o projeto. 

A adoção dessa estratégia, segundo um dos assessores técnicos do IFI, Tenente-Coronel José Renato de Araújo Costa, alia elevada agilidade processual à inclusão de mais um nível de supervisão, que aumenta a garantia do cumprimento seguro das missões para as quais a aeronave foi projetada. O IFI também irá atuar na certificação do caça Gripen NG.

"O primeiro protótipo da aeronave KC-390, que alçou voo em fevereiro deste ano, tornará a voar a partir de setembro para atividades de desenvolvimento e certificação. O segundo protótipo da aeronave está na linha de produção e deve estar pronto para o voo ainda em 2015. Já a certificação está prevista para ser concluída em outubro de 2017", afirma o Tenente-Coronel Araújo.

Cerimônia: A solenidade militar comemorativa ao aniversário do Instituto aconteceu na última quinta-feira (20/08), com destaque àqueles que contribuem para a missão da unidade. Foram homenageados os servidores civis que completaram 30 anos de atividade; os “Amigos do IFI”, pessoas que, não sendo diretamente relacionados com o Instituto, colaboraram e apoiaram os seus objetivos ao longo dos anos de 2014-2015; os inventores das instituições científicas e tecnológicas do Comando da Aeronáutica; além dos militares que receberam medalhas por tempo de serviço.

Na cerimônia, o Diretor do Instituto, Coronel Aviador Marcelo Franchitto, falou das atividades do IFI ao longo dos 44 anos. “A rica história do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, marcada pelo pioneirismo, no Brasil, das atividades de certificação aeronáutica, metrologia aeroespacial, normatização, coordenação industrial e inovação tecnológica, tem garantido bons frutos ao Comando da Aeronáutica e ao País”, ressaltou.

Antes da cerimônia militar ocorreu o descerramento das fotos dos “Destaques Profissionais” - título outorgado aos profissionais que contribuíram de modo diferenciado para o alcance dos objetivos do Instituto, ao longo dos últimos doze meses.Neste ano, receberam o destaque o Tenente Engenheiro Vitor Henrique Oliveira Bourguignon e o Suboficial da reserva Henrique Gonçalves Romeiro Filho.