INTENDÊNCIA

Conheça a unidade responsável pelos processos de controle interno da FAB

Unidade utiliza ferramentas como auditorias, relatórios e um sistema de tecnologia da informação
Publicada em: 23/08/2015 05:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

“O Centro de   Controle Interno da Aeronáutica busca a qualidade, legalidade e responsabilidade fiscal na gestão dos recursos públicos no âmbito do Comando da Aeronáutica”. A declaração é do Major-Brigadeiro Intendente Eurico Jorge de Lima, Chefe do CENCIAR. A unidade sediada em Brasília (DF) é responsável por dirigir e coordenar as atividades de controle interno das diversas organizações da Aeronáutica em todo o Brasil.

Com apenas três anos de atuação, o Centro é uma das unidades de intendência mais recentes da Força Aérea Brasileira (FAB) e já alcançou resultados marcantes. Entre eles, manter todas as organizações do Comando da Aeronáutica auditadas no prazo de dois anos. Para isso, foram formados mais de 30 auditores nesse período.

Outra ferramenta é o Sistema de Controle Interno da Aeronáutica (SISCONIAER), implementada há um ano. O objetivo é otimizar o registro e a supervisão das atividades relacionadas aos trabalhos de auditoria. O sistema já contabilizou mais de 30 auditorias e deve realizar mais 11 até o final deste ano.

O CENCIAR responde, ainda, a órgãos de controle externo, como Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público Militar. “ Nós temos uma relação muito profissional com esses órgãos”, ressalta o Major-Brigadeiro Eurico.

Veja a entrevista com oficial-general sobre o papel do CENCIAR na Aeronáutica e a importância do centro para a Intendência da FAB:

 

Ouça também a entrevista com o Diretor de Intendência da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Vilmar Gargalhone Corrêa, sobre as diretrizes e estratégias da área no âmbito do Comando da Aeronautica.