ORDEM DO DIA

DIA DA INTENDÊNCIA

Publicada em: 21/08/2015 07:50
Imprimir
Fonte: DIRINT

Os conflitos bélicos mais recentes demonstram que o homem continua sendo o fator primordial na conquista da vitória, a despeito da avançada tecnologia aplicada no Teatro de Operações de qualquer dos tipos de guerra, em especial nas de natureza assimétrica reversa, que representam a maior preocupação nos dias atuais.

Sabemos que a Logística desequilibra o poder no campo de batalha, sendo, por doutrina, fator crítico de sucesso, por aumentar sensivelmente a possibilidade de danos colaterais.

Em tempo de paz, a Logística tem de manter a tropa e os equipamentos em condições de pronto emprego, utilizando com eficiência os recursos orçamentários, que progressivamente vêm sendo reduzidos.

Nesse contexto, é missão precípua da Intendência dar suporte ao combatente, aos que nos legaram uma Força Aérea melhor, aos nossos servidores e a nossa família, pilar dos valores que cultuamos.

Para tal, os Oficiais Intendentes atuam ao longo do processo de administração dos bens e serviços, nas áreas da Tecnologia da Informação, da Logística, do Planejamento Orçamentário e de Economia e Finanças, da Assistência Social, do Pagamento de Pessoal, da Alimentação de Pessoal, do Fardamento, de Inativos e Pensionistas, da Intendência Operacional e, por fim, do Controle Interno, avaliando a gestão e os seus resultados.

Atualmente, a Intendência se faz presente, também, na Escola Superior de Guerra, assessorando o Excelentíssimo Senhor Comandante daquela renomada Instituição em assuntos técnicos e no relacionamento com o Comando da Aeronáutica.

Companheiros, somente por meio da superação, de um detalhado planejamento e da aplicação de técnicas gerenciais, calcadas na qualidade e na eficiência, é possível cumprir a Diretriz de nosso Comandante, segundo a qual deve ser atingida a excelência na administração dos recursos financeiros, patrimoniais, materiais e humanos, com foco na reestruturação organizacional, na busca da substituição do modelo atual de organização funcional por uma organização fundamentada na gestão do homem, de processos e de projetos.

Soldados de Intendência, busquem novos conhecimentos, desenvolvam suas competências, sejam competitivos e aperfeiçoem-se intelectualmente. Desafiem-se!
Nesse sentido, a Diretoria de Intendência está construindo propostas, a serem submetidas ao Comandante-Geral do Pessoal, que visam atualizar, com maior frequência e permanentemente, o nível de conhecimento técnico e doutrinário do oficial, de forma a acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas, econômicas e sociais, proporcionando o crescimento e a realização pessoal e profissional, em prol de uma Força Aérea moderna e mais dinâmica.

Aos Aspirantes-a-Oficial da Turma CÉRBERUS, que em poucos dias serão promovidos ao posto de Segundo-Tenente, sejam bem-vindos ao Quadro de Oficiais Intendentes. A Força Aérea espera muito de vocês na solução das dificuldades advindas da conjuntura atual. Temos plena confiança em vocês. Desempenhem suas funções com competência, devotamento e entusiasmo. Sejam a diferença!

Aproveito a oportunidade ímpar para reverenciar o Excelentíssimo Senhor Major-Brigadeiro Intendente DENIZART LUSTOSA RIBEIRO, nosso homenageado, pelo alcance de suas realizações, decorrentes de seu empreendedorismo, objetivando à “evolução da arte de “Prever para Prover”, a tempo e a hora, pois o que importa é o cumprimento da missão”, conforme consta da Ordem do Dia alusiva ao Dia da Intendência de 2002.

Companheiros Intendentes, cumpram a jornada diária acreditando no sonho de uma Força Aérea cada dia mais forte e justa.

Continuem honrando a folha do Acanto, símbolo de nosso Quadro, trabalhando com destemor, inteligência e honestidade.

Inspirem-se nos feitos de nossos antecessores, em especial do nosso Patrono, Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja, que com dedicação e criatividade estruturou o Serviço de Intendência em reduzido tempo e com recursos diminutos, cumprindo a missão atribuída.

Somos “o motor, a estrutura e as asas da Força Aérea Brasileira”, como define o nosso Comandante.

Salve a Intendência!
Salve a Força Aérea!
Salve o Brasil!

Rio de Janeiro, 23 de agosto de 2015.

70º aniversário de Criação do Serviço de Intendência da Aeronáutica.

Assinam,


Major-Brigadeiro Intendente EURICO JORGE DE LIMA
Chefe do Centro de Controle Interno da Aeronáutica


Major-Brigadeiro Intendente VILMAR GARGALHONE CORRÊA
Diretor de Intendência da Aeronáutica