VACINAÇÃO

Hospital de Aeronáutica de Belém participa da Campanha contra a Poliomielite

Campanha organizada pelo Ministério da Saúde vai até o dia 31 de agosto
Publicada em: 20/08/2015 09:08
Imprimir
Fonte: SCS HABE

Criança  SCS HABEO Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) está participando da Campanha Nacional Contra a Poliomielite, organizada pelo Ministério da Saúde. No sábado (15/08), Dia D, a unidade montou uma infraestrutura para atender crianças, dependentes de militares e comunidade em geral, para receberem a vacina. A iniciativa, que visa vacinar crianças de seis meses a cinco anos incompletos, vai até o dia 31 de agosto.

Para acolher as crianças, a direção do HABE preparou brincadeiras e ofereceu lanches e brindes. O Grupo Anjos da Enfermagem, formado por acadêmicos da área que fazem trabalho voluntário, também se integrou às atividades no Dia D da Campanha. Criança sendo vacinada  SCS HABE

Segundo um balanço parcial da campanha, a unidade já disponibilizou 107 doses da vacina. Na oportunidade, profissionais de saúde – entre militares e civis - também atualizaram os cartões de vacinas, oferecendo mais de 180 doses diversas. 

Prevenção

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.