ENSINO

Curso pré-vestibular oferecido por alunos do ITA está com inscrições abertas

Inscrições podem ser feitas somente pela internet até 30 de agosto; curso gratuito é voltado para o Vale do Paraíba (SP)
Publicada em: 14/08/2015 08:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  O Curso Pré-Vestibular Alberto Santos-Dumont (CASDVest), mantido e administrado pelos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), está com inscrições abertas para o concurso de admissão até o dia 30 de agosto. Os selecionados terão a possibilidade de frequentar aulas ministradas por alunos do ITA durante todo o ano de 2016 com o objetivo de se preparar para os principais vestibulares do País.

O curso, realizado em São José dos Campos (SP), oferece aulas de segunda a sábado para alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio, ou que já o concluíram, e que sejam moradores da região do Vale do Paraíba (SP).

As inscrições serão realizadas somente pela internet através do site do CASDVest. A seleção é composta de um exame intelectual, que está previsto para acontecer em 13 de setembro, e de uma entrevista sobre a situação socioeconômica do candidato, sendo que ambas as etapas são classificatórias. São oferecidas 520 vagas neste ano.

Segundo um dos responsáveis pelo projeto, o aluno Filipe Rolim Vieira Nogueira, o CASDVest visa a diminuir as diferenças de oportunidades enfrentadas pelos jovens de baixa renda na disputa por uma vaga em universidades públicas. Segundo o estudante de engenharia civil do ITA, a equipe do CASDVest acredita na educação como um fator de mudança social.

"Conciliar as atividades administrativas do CASDVest com o estudo no ITA é, sem dúvida, um grande desafio. Posso assegurar que não existe uma fórmula aplicável a todas as pessoas, contudo, acredito que todas as formas possíveis são baseadas em três pilares: responsabilidade, organização e paixão pelo que faz. Muitas vezes, o cansaço nos leva a um desânimo transitório que rapidamente se dissipa diante do retorno pessoal, emocional e profissional que recebemos como voluntários do CASD. Ou seja, trabalhar no CASD não é um fardo e sim um grande presente", ressalta.  Divulgação CASDVEST

Números

O CASDVest foi reativado em 1997, com o apoio do ITA e da Prefeitura de São José dos Campos (SP), atendendo a 60 alunos. Em 2005, o curso construiu uma sede própria que permitiu garantir maior abrangência e aumentar o número de alunos.

Em 2014, o processo seletivo teve 3.300 inscritos. Para este ano, o número previsto é de mais de 4 mil. Nos vestibulares 2014/2015, 208 estudantes que frequentavam o CASDVest foram aprovados.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

As inscrições para o vestibular 2016 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) estão abertas até o dia 15 de setembro. Consulte mais informações e veja o edital do concurso no site: www.vestibular.ita.br.

Assista ao vídeo: