ESPAÇO AÉREO

Nova torre para radar no extremo Oeste do Brasil

Nova torre aumenta eficiência de radar localizado no interior do Acre
Publicada em: 13/08/2015 08:40
Imprimir
Fonte: 4º/1º GCC e DTCEA-CZ

Instalação do radar na torre  Sargento Jeanne de Sá / DTCEA-CZLocalizado na região Norte do Acre, já na fronteira do Brasil com o Peru, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Cruzeiro do Sul (DTCEA-CZ) ampliou sua área de vigilância. No dia 27 de julho, foi concluída a instalação do radar TPS-B34 sobre uma torre de 12 metros de altura.

Sem a interferência de obstáculos terrestres, agora com a elevação, o equipamento é capaz de identificar um alvo a até aproximadamente 475 quilômetros de distância, podendo ainda determinar a sua altura de voo.Término da instalação

O procedimento foi realizado por militares do DTCEA-CZ, do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e do 4°/1° Esquadrão do Grupo de Comunicações e Controle, além de um técnico da empresa Lockheed Martin, fabricante do radar. Foram realizados procedimentos como a substituição da unidade hidráulica do radar, que é giratório, e testes de vibração da antena. 

Após a montagem da torre, o radar foi homologado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade responsável por aferir equipamentos e auxílios à navegação no Brasil. O radar já envia informações para o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), localizado em Manaus (AM), integrando o conjunto de sensores instalados na região amazônica.

Saiba mais - Criado em 1999, o DTCEA-CZ é um dos 26 destacamentos do CINDACTA IV e é também a instalação do Comando da Aeronáutica localizada no extremo Oeste do País.

imagens/original/25723/img-20150809-wa0027.jpg
imagens/original/25723/img_2038.jpg