SAÚDE

Hospital da FAB em São Paulo ensina comunidade a agir em emergências

Objetivo é mostrar a quem não é da área de saúde como ajudar vítimas em diversas situações
Publicada em: 11/08/2015 11:55
Imprimir
Fonte: Comunicação Social do NuHFASP

Alunos do curso de primeiros socorros  Sgt Dércio - NuHFASPO Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (NuHFASP) prevê para outubro a 20ª edição do curso de primeiros socorros a leigos. A ação faz parte da política da unidade de disseminar conhecimentos básicos em saúde. A divulgação do curso será feita em postos de saúde localizados próximos à unidade. O curso é gratuito.

Na última edição, realizada entre 14 e 16 de julho, participaram 85 pessoas, além de militares e servidores civis das unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) sediadas em São Paulo. O objetivo é ensinar a quem não é da área de saúde as medidas que podem ser adotadas em situações de risco ou emergência até que o apoio especializado chegue.

 “Ações rápidas e precisas em momentos de emergência permitem que o paciente receba cuidados adequados antes mesmo do sistema de saúde agir, reduzindo a chance de morte e de sequelas”, explica a Treinamento de atendimento à parada cardiorrespiratória  Sgt Dércio - NuHFASPAspirante-a-Oficial Médica Júlia Chartouni Rodrigues, uma das 13 instrutoras do curso.

Oficiais de diversas especialidades ensinaram como agir nos primeiros socorros às vítimas em situações de emergências neurológicas; emergências e urgências pediátricas; infarto agudo do miocárdio; fraturas, contusões e luxações; emergências otorrinolaringológicas; queimaduras; emergências oftalmológicas; atendimento à parada cardiorrespiratória; acidentes com animais peçonhentos; asfixia;  afogamento; e dúvidas frequentes na gravidez.

Agenda - A 20ª edição do curso está agendada para os dias 13 a 15 de outubro. As inscrições podem ser realizadas na Divisão de Ensino e Pesquisa (11. 2224.7031).

Conheça sobre o oficial médico na Aeronáutica: