NOTAER

Nanossatélite do ITA é destaque no maior encontro científico da América Latina

Equipamento será lançado no primeiro trimestre de 2016 a partir de uma base nos Estados Unidos
Publicada em: 10/08/2015 07:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos, está prestes a lançar seu primeiro cubesat, o ITASAT, que é um nanossatélite de órbita baixa – ou seja, deve atingir uma altitude entre 400km e 700km. Com cinco experimentos a bordo, será lançado no primeiro trimestre de 2016 a partir de uma base nos Estados Unidos.

No mês passado, entre os dias 12 e 18 de julho, o ITASAT foi um dos projetos apresentados na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento científico da América Latina, realizado em São Carlos (SP). “Nosso objetivo é mostrar aos alunos de ensino médio e graduação que esse tipo de pesquisa existe no País e é desenvolvida por estudantes”, explica um dos pesquisadores envolvidos com o projeto, Luis Felipe de Paula Santos.

Foguetes

Uma equipe do ITA levou a medalha de prata no Rocket Design, uma competição mundial de foguetes universitários de sondagem, que ocorreu no final de junho em Green River, região de deserto no oeste dos EUA. A equipe foi a única a representar o Brasil e competiu com outras 46 instituições de ensino superior de todo o mundo. O primeiro lugar ficou com o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

“A competição avalia dois aspectos: projeto e voo. O foguete dos alunos do ITA atingiu 2,2km a uma velocidade máxima de 758km/h. Com certeza, foi um grande resultado”, diz um dos professores, Tenente-Coronel Lester de Abreu Faria.

A equipe foi formada por 14 alunos de diversos estágios da graduação e da pós-graduação e o projeto foi desenvolvido de forma extracurricular pelos estudantes. “A motivação vem da paixão de cada um de nós por foguetes e da união da equipe em prol da missão”, afirma um dos integrantes do grupo, Rodrigo Marins.

Vestibular 2016 - O ITA está com inscrições abertas até 15 de setembro para o Vestibular 2016. Os candidatos devem se inscrever pela internet no endereço www.vestibular.ita.br. São oferecidas 140 vagas para seis cursos de engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. A duração de cada um é de cinco anos, sendo que os dois primeiros são comuns a todas as especialidades.

Leia esta e outras reportagens no jornal Notaer: