MEMÓRIA

Força Aérea passa guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial

Local abriga 467 restos mortais de militares brasileiros que morreram no conflito
Publicada em: 05/08/2015 13:39
Imprimir
Fonte: III COMAR

Rendição da Guarda do MNMSGM  S2 MaikA Força Aérea Brasileira passou para o Exército a guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, localizado no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. A solenidade foi realizada no último domingo (02/08) e contou com a presença dos Batalhões de Infantaria da Aeronáutica Especial da área Rio de Janeiro e do Batalhão de Guardas do Exército.

Durante a cerimônia, foram prestadas honras militares e realizada a rendição do posto de guarda do Túmulo ao Soldado Desconhecido. Estavam presentes autoridades militares, civis, alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro e ex-combatentes brasileiros. O Exército realizou apresentações dos cães de guerra e do Pelotão de Motociclistas Militares, além de exposição de materiais de segurança da Brigada Paraquedista.  Divulgação Exército Brasileiro

A Troca da Guarda festiva do Monumento ocorre sempre no primeiro domingo dos meses de junho, agosto e outubro com o revezamento entre as Forças Armadas. A próxima solenidade ocorrerá em outubro, em comemoração ao "Mês da Asa", quando a Força Aérea assumirá novamente a guarda.

Visitas gratuitas

Localizado em uma área turística da cidade do Rio de Janeiro, no aterro do Flamengo, o Monumento é aberto ao público de terça a domingo, das 09:00 às 17:00 horas. A entrada é franca e o estacionamento é gratuito. No local, o visitante pode conhecer detalhes sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

O Monumento abriga uma exposição permanente com material de emprego militar utilizado pelos soldados brasileiros no Teatro de Operações da Europa. Também estão sepultados lá os restos mortais de 467 heróis brasileiros que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Em maio, foi realizada no Monumento a solenidade para marcar os 70 anos da vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Assista ao vídeo:

imagens/original/25679/img_8012.jpg
imagens/original/25679/img_8063.jpg
imagens/original/25679/img_8118.jpg
imagens/original/25679/monumento.jpg