HISTÓRIA

Aviação é tema de palestra na Base Aérea de Natal

Evento foi direcionado a Aspirantes-a-oficial que realizam especialização operacional
Publicada em: 28/07/2015 09:00
Imprimir
Fonte: BANT

  Arquivo CecomsaerA Base Aérea de Natal (BANT) recebeu o Coronel da Reserva e historiador aeronáutico, Aparecido Camazano Alamino, para palestra sobre história da aviação no Rio Grande do Norte. O evento realizado na quarta-feira (22/07) foi direcionado aos Aspirantes-a-oficial que participam do curso de especialização operacional 2015 nas aviações de caça, transporte e helicóptero na Base Aérea de Natal (BANT).

O palestrante contou a história das unidades aéreas instaladas em Natal: Esquadrão Joker (2º/5º GAV), Esquadrão Rumba (1º/5º GAV) e Esquadrão Gavião (1º/11º GAV). Ele abordou desde a criação das unidades, mudanças de operação, aeronaves usadas, tipos de aviação e transferências de sede.

Para o Coronel Camazano, oportunidades como essa são muito importantes para que os militares recém-saídos da Academia da Força Aérea (AFA) conheçam a história da Força Aérea Brasileira (FAB). “É preciso valorizar a nossa hCel Camazano durante palestra  S2 Clisanistória como um todo. A heráldica, as aeronaves utilizadas, suas pinturas, os esquadrões aéreos, tudo isso é importante e faz parte da história", enfatizou o palestrante, que possui sete livros publicados sobre história aeronáutica e está escrevendo outros quatro. 

Ciclo de palestras – A palestra com o historiador é a primeira de um ciclo organizado pela BANT até o final deste ano. O intuito é valorizar e divulgar a história da aviação militar no Rio Grande do Norte para seu efetivo e unidades sediadas.

O próximo encontro será em setembro e vai abordar as grandes travessias realizadas por empresas que faziam o correio aéreo francês e italiano e usavam Natal como ponto de chegada para as rotas na América do Sul.