HOMENAGEM

Aniversário de Santos-Dumont é celebrado por todo o País

A homenagem ao patrono da Aeronáutica foi realizada em 23 cidades brasileiras e 21 países; 613 pessoas receberam medalha
Publicada em: 21/07/2015 16:59
Imprimir
Fonte: COMAR2/CIAAR/BANT/BAFZ

Agraciados  Sd Junio CostaO aniversário de 142 anos de nascimento de Alberto Santos-Dumont foi celebrado na segunda-feira (20/07) em 23 cidades pelo Brasil, além de 21 países. Ao todo, 613 pessoas receberam a comenda que leva o nome do patrono da Aeronáutica. A Medalha Mérito Santos-Dumont é uma distinção concedida a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se destacaram no exercício de sua profissão e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à instituição.

CIAAR - No Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), foram nove agraciados que receberam medalha das mãos do Comandante da Organização, Brigadeiro do Ar Robson Grandelle. Entre eles, está o General de Divisão Mario Lucio Alves de Araujo, Comandante da Quarta Região Militar. “É uma grande honra, como oficial-general, ter sido homenageado pela Força Aérea Brasileira com a Medalha Mérito Santos-Dumont, que vou ostentar com muito orgulho no meu uniforme”, afirmou o General de Divisão Araujo.

Outro homenageado é o Suboficial Luis Alberto de Lira Eiras, encarregado da Seção de Transporte de Superfície do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS). "O momento é o reconhecimento de todo valor ético e profissional e dos meus 29 anos de serviço dedicados à FAB", disse.

BAFZ - Na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) foram seis agraciados com a Medalha Mérito Santos-Dumont. Para um deles, o Superintendente Regional da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Rommel de Almeida e Silva, a distinção é motivo de grande emoção. “A medalha é um chamamento à missão de manter viva e fulgurante a chama da defesa dos interesses nacionais. Além de agraciados, somos também soldados a serviço da nação brasileira”, afirmou.

Já o Juiz Federal Leonardo Carrá, que começou sua carreira na área consultiva da Advocacia da União na Base Aérea de Fortaleza, a comenda tem grande importância. “É motivo de vaidade receber essa homenagem de uma Força Aérea tão competente. Receber essa comenda é também relembrar o meu passado”, disse.

BANT - Na Base Aérea de Natal (BANT), após a cerimônia de entrega da comenda a 14 agraciados, os presentes puderam ver uma exposição de fotos originais sobre a vida de Santos-Dumont, que foram doadas ao histórico da BANT pelo Coronel da reserva Fernando Hippolyto da Costa.

Guarnição da Aeronáutica de Recife - Na Guarnição da Aeronáutica de Recife a solenidade foi presidida pelo Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer. O evento contou com as presenças de autoridades civis e militares, entre elas o vice-governador do Estado de Pernambuco, Doutor Raul Jean Louis Henry Júnior, que foi um dos agraciados com a Medalha Mérito Santos Dumont, dentre as 25 personalidades civis e militares.