SAÚDE

FAB transporta bebê para transplante de medula óssea

Cirurgia em menino de apenas 10 meses será realizada em Curitiba (PR)
Publicada em: 18/07/2015 23:08
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Uma aeronave C-97 Brasília da Força Aérea Brasileira decolou na tarde deste sábado (18/07) de Belo Horizonte (MG) transportando um bebê de apenas 10 meses para realizar transplante de medula óssea em Curitiba (PR).  O pai da criança, Josemar João da Silva, será o doador. O transplante deve ser realizado na próxima semana.

O avião do Esquadrão Pioneiro (3º ETA), sediado no Rio de Janeiro (RJ), partiu para a capital mineira onde o paciente embarcou e seguiu para o Aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana da capital paranaense.  Uma equipe do Hospital Pequeno Príncipe já aguardava para receber o bebê quando o avião pousou às 20h45h.

De acordo com o médico que acompanha o caso, Dr. Arles Mescolin de Paula, do Hospital de Clínicas de Belo Horizonte, a criança sofre de Síndrome de Imunodeficiência Combinada Grave. Segundo ele, o transporte aéreo é a única alternativa, pois, em decorrência da síndrome o paciente não pode ter contato com outras pessoas, o que inviabiliza o uso de transporte terrestre ou aéreo em aeronave comercial.  “O contato do bebê com alguma pessoa doente, mesmo que seja uma infecção rotineira, nele poderia evoluir para uma infecção grave ou até a morte”, explica o médico.

A solicitação foi recebida e coordenada pelo Centro de Coordenação de Salvamento de Brasília (Salvaero Brasília).