TECNOLOGIA

Militar do IPEV recebe prêmio de melhor trabalho em Mecânica de Voo

O prêmio de melhor trabalho foi recebido na Conferência de Mecânica de Voo Atmosférico
Publicada em: 21/07/2015 09:00
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Fonte: IPEV/DCTA

Foto Prêmio Ten Eng Dias  AIAANo último dia 23 de junho o Primeiro Tenente Engenheiro Joaquim Neto Dias recebeu o prêmio de melhor trabalho da Conferência de Mecânica de Voo Atmosférico do "American Institute of Aeronautics and Astronautics" (AIAA). O trabalho intitulado "High Angle of Attack Model Identification with Compressibility Effects" foi apresentado no AIAA Science and Technology Forum and Exposition (SciTech 2015), em Kissimmee, na Flórida. A abordagem do trabalho contemplou a obtenção de modelos aerodinâmicos de estol em alta velocidade a partir de dados de ensaios em voo.

Os dados foram obtidos a partir de voos conduzidos durante o curso de ensaios em voo, ministrado anualmente pelo Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV). Com os resultados do trabalho, foi possível modelar o comportamento do AT-26 Xavante durante estóis de alta velocidade, de modo que os modelos poderão ser programados em um simulador de voo para facilitar o treinamento de técnicas de ensaio em voo relacionadas à manobrabilidade. Esse estudo proporcionará aos candidatos ao curso a terem um conhecimento mais detalhado do comportamento da aeronave mesmo ela não estando mais em operação. O AT-26 Xavante é uma aeronave muito didática e recomendada para efeitos de transição de pilotagem básica para pilotagem avançada. Com isso, a idéia é obter um banco de dados que possa ser utilizado para alimentar o simulador de ensaio em voo e manter a memória viva da aeronave, favorecendo assim mais conhecimento aos candidatos do curso.

  O trabalho e a viagem de apresentação fazem parte do projeto de pesquisa aplicada para o desenvolvimento de ferramentas de ensaios em voo (Projeto FINEP-FEV), cuja execução está sendo financiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), com o apoio administrativo da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE).

A Conferência de Mecânica de Voo Atmosférico compreende a apresentação e a discussão de todas as áreas técnicas relacionadas ao voo atmosférico, reunindo especialistas da indústria, governo e academia em nível internacional. No ano de 2015, foram apresentados cerca de 2.000 trabalhos no Scitech, distribuídos em 11 conferências, sendo uma delas a Conferência de Mecânica de Voo Atmosférico, em que o trabalho do engenheiro foi considerado o melhor dentre os 57 artigos de nível internacional avaliados.

Curso de Ensaios em Voo

O Curso de Ensaios em Voo (CEV) tem por finalidade a formação de pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de Ensaios em Voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves no Brasil. Atualmente o CEV é o único curso nessa categoria reconhecido pela SETP (Society of Experimental Test Pilots) em todo o hemisfério sul. O curso é coordenado pelo IPEV, um dos institudos sediados no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.