TRÁFEGO AÉREO

Vídeo registra o deslocamento das aeronaves comerciais no Brasil

Para produzi-lo foi empregado um modelador de espaço aéreo em tempo acelerado
Publicada em: 14/07/2015 08:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea / DECEA

  Numa simulação em vídeo desenvolvida pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) é possível conferir, em um minuto, como ocorre o deslocamento das aeronaves comerciais regulares na área de responsabilidade do País, ao longo das 24 horas de um dia típico. Diariamente são registrados cerca de 3,5 mil voos de operações regulares em todo o Brasil, que são os transportes aéreos realizados por companhias aéreas com horário e local de partida previamente autorizados.

Para produzi-lo o ICEA, órgão subordinado ao DECEA, responsável pela formação dos controladores de tráfego no País, dentre outras atividades, empregou um modelador de espaço aéreo em tempo acelerado.

  Um relógio localizado no canto direito superior do vídeo registra as horas do dia referentes aos voos. Com ele é possível confirmar algumas características particulares da dinâmica dos movimentos aéreos em nossos céus.

Uma delas é o aumento de fluxo de tráfego entre o Brasil e o exterior (sobretudo Europa e América do Norte) ao longo da madrugada, já que a maioria das companhias aéreas que operam nessas rotas opta por chegar a seus destinos no início do dia.

Do mesmo modo, amanhecendo, os jumbos transatlânticos dão vez a um volume ainda maior de voos domésticos, principalmente no Centro-Sul do País.

Veja essa o outras curiosidades sobre o tráfego aéreo no Brasil no blog SobreVoo, do DECEA.