ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Apresentação impressiona público do interior do Paraná

Mais de 3 mil pessoas acompanharam segunda apresentação da Fumaça. EDA ajudou a arrecadar mais de 2,5 toneladas de alimentos não perecíveis
Publicada em: 12/07/2015 23:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Aviões da Fumaça fizeram piruetas no ar  Sgt Batista/Agência Força AéreaÀs 15h30 deste domingo (12/07), as sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça coloriram o céu de Maringá, interior do Paraná. A segunda apresentação faz parte da reestreia do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), depois de dois anos de treinamento para inaugurar o A-29 Super Tucano como a nova aeronave da equipe.

Mesmo com chuva minutos antes e tempo fechado, cerca de 3 mil pessoas prestigiaram o espetáculo, que fazia parte da programação da EAB Air Show, 18ª Feira Internacional de Aviação. Segundo a organização do evento, mais de 2,5 toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadados e serão doados à Rede Feminina de Combate ao Câncer, instituição social da cidade.

Mas o que realmente impressionou o público foram as manobras da Esquadrilha da Fumaça. Entre as mais comemoradas estavam alancevaque e chumboide, quando uma aeronave realiza uma série de giros na vertical e horizontal, respectivamente. Também foram realizadas outras acrobacias já conhecidas, como o "coração", o "DNA", a "panqueca" e o "dorsão", quando as seis aeronaves voam de cabeça para baixo.Público de Maringá ficou encantado com a nova apre  Sgt Batista/Agência Força Aérea

Obede Ramos de Lima é médico e, pela primeira vez, acompanhou uma demonstração da Fumaça. “É muito legal, uma emoção muito grande. Eu que já sou adulto, mas me sinto criança”, comenta.

O dia também foi de despedida. O Suboficial Robson Bortholin, encarregado de manutenção, que ingressou no EDA na época do T-27 Tucano com pintura vermelha e branca, concluiu a última missão no esquadrão. “Foram momentos inesquecíveis e vejo que eu fiz a escolha certa para a minha vida. Deixando de ser integrante da Fumaça eu passo a ser um fã”, afirma o graduado.

Assista ao vídeo e veja como foi a apresentação abaixo: