HOMENAGEM

Ex-combatentes receberam a Comenda da Ordem da Legião de Honra

A homenagem foi prestada na cerimônia de entrega da medalha Santos-Dumont no RJ
Publicada em: 20/07/2015 15:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

“A França é a terra da Liberd  ade, Igualdade e Fraternidade, e foi por esses valores que meu pai lutou a vida inteira”. A declaração de Pedro Moreira Lima foi feita durante a entrega da maior condecoração francesa (Comenda da Ordem da Legião de Honra) aos heróis de guerra, Major-Brigadeiro do Ar Rui Moreira Lima e Major-Brigadeiro do Ar José Rebelo Meira de Vasconcelos, representados pelos seus filhos. A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (20/07), no Rio de Janeiro (RJ).

  Ambos os homenageados foram pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA) e lutaram com os aliados na Segunda Guerra Mundial contra o nazifacismo na década de 40. Os dois ex-combatentes têm muito em comum.

Na época da guerra, realizaram quase 100 missões a bordo do P-47 Thunderbolt nos céus da Itália e contribuíram para o desenvolvimento da aviação de caça no Brasil. Eles também ajudaram a registrar a história da participação da Força Aérea Brasileira (FAB) na guerra. O Brigadeiro Rui, por exemplo, escreveu o livro Senta a Pua!, que conta como foi a atuação do 1° GAVCA no conflito. Ambos os homenageados também faleceram em 2013.

Segundo a filha do Brigadeiro Meira, Gilda Meira de Vasconcelos, a condecoração representa a veneração que ela tinha pelo pai. Segundo ela, um   herói. “Ele falava sempre com bom humor do período da guerra. Ele não era de falar da tristeza. Ele lutou pela liberdade. Isso é o essencial, a gente não vive sem liberdade”, afirma.

Legião de honra

 
Instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte, a condecoração, desde então, é prestada pelo governo francês aos agraciados. O objetivo é recompensar os méritos de militares ou civis em prol da nação francesa.

“A legião de honra é a condecoração mais alta
na França. Ela é destinada a todas as pessoas que se dedicaram, como os ex-combatentes brasileiros que foram homenageados hoje”, explicou o Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, responsável pela entrega da comenda.

Os graus da ordem são de cavaleiro e oficial. Os heróis de guerra brasileiros receberam o grau de cavaleiro. Já o Chefe de Estado, o presidente da república, recebe a grã-cruz e se torna o grão-mestre da Ordem durante a cerimônia de posse presidencial. Entre os brasileiros que já rece
beram a comenda estão Dom Pedro II e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Santos-Dumont


 A cerimônia, presidida pelo Comandante-Geral de Apoio,Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro, foi realizada durante a solenidade militar em comemoração ao 142° aniversário de Alberto Santos-Dumont. Na ocasião, cerca de 130 agraciados receberam a medalha "Mérito Santos-Dumont".

Um deles, o Suboficial Luis Carlos do Rosário, está na FAB há 30 anos. Começou como soldado, serviu na unidade de elite da FAB: PARA-SAR, e hoje trabalha no Museu Aeroespacial (MUSAL). Segundo ele, receber essa medalha é uma honra. “Para mim é um reconhecimento do meu trabalho e do meu esforço", finaliza.