ESPORTE

Militares da FAB são destaque em competições dentro e fora do País

Os atletas conquistaram colocações no golfe, ciclismo, hóquei sobre grama, esgrima e handebol
Publicada em: 10/07/2015 09:43
Imprimir
Fonte: CDA

  Os atletas de alto rendimento da Força Aérea Brasileira foram destaque em competições nacionais e internacionais nas modalidades de golfe, ciclismo, hóquei sobre grama, esgrima e handebol. As provas foram disputadas entre os dias 1º e 5 de julho.

Competições nacionais

Golfe - O Sargento Ronaldo Francisco conquistou a 5ª Etapa do Mini Tour 2015 de golfe realizado em Toledo, no Paraná, entre os dias 1º e 5 de julho. O atleta liderou toda a competição e sagrou-se campeão com 214 tacadas (-2) com parciais de 73/69/72. Agora o militar, que faz parte da Equipe de Golfe Militar Brasileira, segue sua preparação para os Jogos Mundiais Militares, que será realizado em outubro na Coreia do Sul.

Outra atleta da FAB se destacou na modalidade durante o 85º Brasileiro de Golfe realizado em Porto Alegre (RS) e válido para os rankings nacional e mundial. A Sargento Clara Branco Teixeira conquistou a segunda colocação no feminino e totalizou 311 tacadas com parciais 77/79/78/77, nos quatro dias de campeonato (02 a 05/07). A militar representa o Brasil no Pan-Americano com partidas previstas entre os dias 16 e 19 de julho no Canadá.

Esgrima - O Sargento William Muinhos conquistou a primeira colocação na 3ª Etapa do Circuito Carioca de Esgrima, na modalidade Espada. A competição contou com a presença de mais de 50 atletas e foi realizada na Escola de Educação Física do Exército (ESEFEX), no bairro da Urca, no último sábado (04/07). "Passei em primeiro na fase de forma invicta, e depois fui eliminando meus adversários nas fases seguintes. Estou muito feliz por me sagrar campeão pela primeira vez." revelou o sargento, que faz parte da Equipe de Pentatlo Moderno da FAB.

  Ciclismo - O Campeonato Brasileiro de Ciclismo Contrarrelógio teve o pódio todo ocupado por atletas da FAB. O título de campeã ficou com a Sargento Daniela Lionço, que terminou os 16 quilômetros do circuito em 22 minutos e 58 segundos, em uma disputa acirrada com a segunda colocada, a campeã brasileira do ano passado, Sargento Ana Paula Polegath. A Sargento Flávia Paparella, também militar da FAB, completou o pódio, levando a medalha de bronze. A competição aconteceu na última sexta-feira (03/07), no distrito de Bueno de Andrade, em Araraquara (SP).

Handebol - Os Sargentos Gil Vicente, Hidalgo, Pedro Hermones e o Cabo J. Vicente conquistaram a medalha de ouro na 59ª Edição dos Jogos Regionais promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. Os atletas da FAB contribuíram para a vitória da equipe sorocabana de handebol. As competições são realizadas em oito regiões, contam com a participação de 59 municípios e tem disputas em 14 modalidades. Agora os militares voltam para o Rio de Janeiro, onde treinam para os Jogos Mundiais Militares na Coreia do Sul, além de disputarem o Campeonato Carioca pelo Clube de Regatas Vasco da Gama.

Competições internacionais

  Hóquei sobre grama - A Seleção Brasileira de Hóquei sobre a Grama conquistou no sábado (04/07) o título da Lions Cup, torneio preparatório para os Jogos Pan-Americanos de Toronto. A competição foi disputada na cidade de Brampton, no Canadá. O Sargento da FAB, Bruno da Silveira Mendonça, é o capitão da seleção de hóquei e um dos grandes nomes do esporte.

Na final, os brasileiros enfrentaram a equipe de Trinidad e Tobago, após empate no tempo normal por 1 a 1, a partida foi decidida nos shoot-outs - uma espécie de "pênalti" com a bola rolando - terminando com o placar de 5 a 4 para o Brasil.

Ciclismo - O ciclista Rafael de Mattos Andriato, Sargento da FAB, venceu na última quarta (01/07), a primeira parte da competição Sibiu Cycling Tour, realizada na Romênia. A prova, formada por quatro etapas, é válida pelo ranking Europa Tour na classe 2.1 e reúne os grandes nomes do ciclismo profissional. Enfrentando um circuito curto, mas bastante técnico e formado por paralelepípedos, o militar escreveu o seu nome na história da competição ao completar o percurso em 3min21s e conquistou o primeiro lugar.

“Esperava, no máximo, finalizar entre os dez primeiros, mas consegui conquistar a vitória e fiquei muito contente. As próximas etapas serão bastante difíceis, apenas a última favorece as minhas características, mas estarei dando o meu melhor durante toda a competição para buscar mais uma vitória”, declarou o Sargento Andriato, um dos atletas que recebeu o Prêmio Brasil Olímpico/2014 oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro aos atletas brasileiros que mais se destacaram no esporte durante o ano.