PAPA

Pontífice saúda povo brasileiro ao entrar no espaço aéreo do País

A mensagem foi recebida pelo CINDACTA IV em Manaus (AM)
Publicada em: 09/07/2015 16:33
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), em Manaus (AM), recebeu na quarta-feira (08/07), por volta das 17h (horário de Brasília), uma mensagem do Papa Francisco saudando o povo brasileiro. O voo AZA 4000 transportava o Pontífice do Equador para a Bolívia durante a jornada do Papa Francisco pela América Latina.

As palavras foram captadas pela controladora de tráfego aéreo da Força Aérea Brasileira, Sargento Karoline Santos, que serve há quatro anos no CINDACTA IV. "Nunca esperava passar por uma situação como essa. No nosso trabalho controlamos todas as aeronaves com o mesmo padrão, mas quando há pessoas importantes a bordo como o Papa, é muito emocionante. Foi muito gratificante”, ressalta a Sargento Karoline Santos. "Vou recordar deste momento para sempre", complementou a militar.

Esta é a segunda ocasião que o Pontífice visita a América Latina desde que assumiu o Vaticano em março de 2013. Francisco escolheu três países da America do Sul: Equador, Bolívia e Paraguai para a visita de sete dias. Em setembro, ele deve visitar Cuba e Estados Unidos. Argentina, Chile e Uruguai ficaram para 2016.

Essa não é a primeira vez que um controlador de tráfego aéreo da FAB faz contato com o pontífice. Em 2013, o Papa esteve no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude e recebeu as boas-vindas ainda em voo, quando a aeronave entrou na área sob a jurisdição do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), do Recife (PE).

Jornada Mundial da Juventude - O avião estava a 516 quilômetros da costa brasileira, quando o Tenente Ricardo Antônio, controlador de tráfego aéreo, passou a seguinte mensagem para a aeronave: "Sua Santidade acaba de entrar na área sob a responsabilidade do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, que cobre 22 milhões de quilômetros quadrados. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo deseja boas-vindas para a aeronave que transporta o Papa Francisco e sua delegação. Seja bem-vindo ao Brasil e à Jornada Mundial da Juventude de 2013. Deus abençoe a sua jornada". O texto foi lido em inglês, via rádio, e também pelo CPDLC, um sistema de transmissão que funciona como mensagem de texto de aparelhos celulares.

Leia a mensagem do Papa na íntegra:

"Excelentíssima Senhora Dilma Roussef, Presidente da República Federativa do Brasil, Brasília.

Ao sobrevoar o território brasileiro, para dar início a minha visita Pastoral à Bolívia e ao Paraguai, é muito grato desejar um cordial “saludo” a V. Exa. e renovar a aproximação e afeto pelo povo brasileiro para que eu peço ao Senhor, abundantes graças e que vocês possam progressar os valores sociais e espirituais, aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz, atentamente. PAPA FRANCISCO".