CINEMA

Inscrições abertas para festival de filmes militares na Polônia

O 6º Festival Internacional de Filmes Históricos e Militares recebe inscrições até 10/07
Publicada em: 06/07/2015 10:53
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  A cidade de Varsóvia (capital da Polônia) vai receber, entre os dias 6 e 12 de setembro deste ano, a 6ª edição do Festival Internacional de Filmes Históricos e Militares. Os interessados podem inscrever suas produções no site do evento até a próxima sexta-feira (10/07) e concorrer aos prêmios Sabre de ouro, prata e bronze. 

Os vídeos são classificados e avaliados em três categorias: longa-metragem, documentário e filme militar. Em 2014, o documentário "The Brazilian Experience in MINUSTAH", de autoria do Capitão reformado do Exército Brasileiro Paulo José Benedito, angariou o Sabre de Ouro ao contar as histórias das tropas brasileiras no Haiti.

A maior parte dos filmes enviados para a competição é de autoria das forças armadas e objetivam mostrar o que os militares têm feito em benefício das sociedades, mesmo em tempos de paz. "As pessoas costumam relacionar as forças armadas apenas a situações de guerra, mas hoje os militares estão atuando na solução de problemas sociais, catástrofes e desastres", afirma um dos organizadores do Festival, Andrzej Brzoza.

Segundo Andrzej, a história da Polônia tem grande relação com batalhas militares, tornando-se um local propício para se discutir sobre a atuação das forças armadas. A cidade de Varsóvia, segundo ele, foi destruída durante a Segunda Guerra, e, hoje, os dois milhões de habitantes entendem a importância das lutas. "Quem vier para Varsóvia hoje vai encontrar uma bela metrópole construída por cidadãos que reconhecem as batalhas do passado como o preço de nossa liberdade", afirma.