ESPORTE

Conheça os 39 atletas da FAB convocados para o Pan-Americano em Toronto

Competição começa na próxima sexta-feira (10/07)
Publicado: 03/07/2015 08:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea / CDA

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar 39 atletas para defender o Brasil nos jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Eles se juntarão aos 123 atletas militares que fazem parte do Time Brasil. A competição será realizada de 10 a 26 de julho no Canadá.

Conheça os atletas e suas respectivas modalidades:

TIRO –  O Coronel Julio Antônio de Souza Almeida começou no tiro em 1987, quando era Cadete do primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA). Cinco anos depois, ele já participava de competições internacionais. Neste ano, o militar vai tentar trazer mais uma medalha para o Brasil na disputa de tiro de precisão. No Pan-Americano do México, em 2011, ele conquistou duas medalhas de bronze, nas categorias pistola livre e pistola de ar. Além dele, a Capitão Raquel Teresa de Souza Gomes vai representar o Brasil no tiro. 

HÓQUEI SOBRE GRAMA – O Sargento Bruno Mendonça, capitão da seleção brasileira de hóquei sobre grama, treina com a equipe na Bélgica e em Portugal antes de seguir para os jogos no Canadá. Em dezembro passado, o militar da FAB foi condecorado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Troféu Brasil Olímpico, considerado o “Oscar do esporte no País”, como o grande destaque de sua modalidade.

TIRO COM ARCO – Os sargentos Daniel Rezende Xavier, Sarah de Oliveira Nikitin, Larissa Feitosa da Costa Rodrigues e Bernardo de Sousa Oliveira são os quatro atletas da FAB convocados para os Jogos em Toronto. Eles estão treinando em ritmo acelerado. São pelo menos seis horas por dia de treinamento no Centro de Treinamento de Vôlei em Saquarema (RJ), tudo visando a um bom resultado nessa competição. Além do Pan-Americano, eles têm foco nos Jogos Mundiais Militares e nas Olimpíadas Rio 2016.

BASQUETE FEMININO – Parte das atletas da FAB convocadas para defender o basquete brasileiro está disputando os jogos do campeonato mundial militar feminino na França. No ano passado, a equipe conquistou um título inédito para o Brasil. Foram convocadas seis sargentos: Fabiana Caetano de Souza, Gilmara Justino, Isabela Ramona Lyra Macedo, Joice dos Santos Coelho, Tassia Pereira de Souza Carcavalli, Débora Fernandes da Costa, Jaqueline de Paula Silvestre.

TRIATLO – No Triatlo, o Sargento Danilo Pimentel conseguiu sua vaga na competição após a Copa do Mundo de Triatlo, encerrada em 13 de junho. Ele foi o 19° classificado entre competidores de todo o mundo. O atleta terá a companhia do Sargento Diogo Sclebin Costa Martins que atualmente ocupa a 10ª colocação no ranking olímpico. Ele é o brasileiro com a melhor classificação no circuito mundial da ITU (International Triathlon Union).

HANDEBOL – A Sargento Tamires Morena Lima de Araujo joga no clube Guyour da Hungria - bicampeão da Champions League Handebol - e se apresenta nesta semana para a fase de treinamento em Jundiaí (SP), onde a seleção feminina de handebol se concentra para o Pan. O Sargento Rogério Moraes Ferreira vai integrar o time brasileiro masculino na competição.

ATLETISMO – Os sete atletas da FAB que foram convocados para defender o atletismo brasileiro estão concentrados. O Sargento Darlan Romani (arremesso do peso) está treinando em Cuba. Já os sargentos Monica Araújo de Freitas (no salto em altura), Juliana Paula Gomes dos Santos (1.500m), Fernanda Raquel Borges Martins (lançamento do disco), Higor Silva Alves (salto em distância) e Ronald Odair Oliveira Julião (lançamento do disco) estão treinando no Brasil. Todos foram medalhistas no Troféu Brasil.

GOLFE – A Sargento Clara Branco Teixeira, de 21 anos, vai representar o Brasil na prova de golfe. Ela é a segunda colocada do ranking brasileiro da modalidade e atual campeã brasileira amadora. O Pan-Americano é a competição mais importante de que ela vai participar.

CICLISMO – Seis sargentos da FAB foram convocados para a modalidade: Ana Paula Polegatch, Cristian Egidio Da Rosa, Gideoni Rodrigues Monteiro, Janildes Fernandes Silva, Murilo Ferraz Affonso e Clemilda Fernandes Silva, que acabou de subir ao pódio como campeã nacional de estrada no campeonato brasileiro de ciclismo etapa de Araraquara, disputado no final de semana (28/06).

BADMINTON – Hugo Lemos Arthuso, Daniel Vasconcellos Paiola, Paula Beatriz Pereira, Fabiana da Silva e Alex Yuwan Tjong são os cinco sargentos da FAB que fazem parte da Seleção Brasileira de Badminton e que foram convocados para o Pan. Eles já estão em Toronto. O time participou do 2015 Yonex Suffolk County Community College – US Open Badminton Championship, realizado em Nova Iorque entre 16 e 21 de junho. O evento, organizado pela Federação Internacional de Badminton (BWF), teve a participação de 326 atletas de mais de 40 países. "Mesmo não obtendo classificação para subir ao pódio, o torneio serviu como preparação para os Jogos Pan-Americanos, pois jogamos com adversários mais fortes. Também é válido pelo fato de conquistarmos pontos importantes para o ranking mundial visando à classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016", declarou o Sargento Hugo Artuso.