AVIAÇÃO DE RECONHECIMENTO

Aeronaves atuam na proteção da Amazônia

Jatos R-35 da Força Aérea Brasileira auxiliam na defesa do meio ambiente
Publicada em: 24/06/2015 16:06
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Aeronave R-35  Johnson Barros / Agência Força AéreaOs jatos R-35A Learjet da Força Aérea Brasileira (FAB) cumprem missões de reconhecimento de alvos militares, e também ajudam a proteger o meio ambiente. Equipadas com uma câmara de alta resolução espacial capaz de delinear do alto objetos de até 5 centímetros, as aeronaves enviam dados para uma estação de processamento terrestre que compõe o sistema ADS 80. O sistema é parte integrante da parceria entre a Força Aérea Brasileira e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

  A frota atua no mapeamento e monitoramento de áreas suscetíveis a deslizamento de terra, enxurrada e inundações em 23 municípios da Amazônia Legal. O objetivo é produzir cartas topográficas que identifiquem áreas próprias para a ocupação humana, diminuindo o surgimento de novas áreas de riscos e contribuindo para o planejamento urbano e gestão dos recursos hídricos.

As cartas de suscetibilidades são elaboradas a partir do uso dos modelos digitais de elevação (MDE), que permitem a visualização em 3D do relevo do município, e modelos digitais do terreno (MDT). “Os modelos fornecem informações sobre os processos geodinâmicos que podem atingir parte da malha urbana nos municípios, caracterizando situações de risco”, argumenta o diretor-geral do Censipam, Rogério Guedes.

  A elaboração das Cartas de Suscetibilidade ocorre em âmbito nacional devido à edição da Lei Federal que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC). A PNPDC alterou o Estatuto das Cidades e tornou obrigatório elaborar carta geotécnica (mapeamento) como ferramenta de planejamento urbano, de infraestrutura, de gestão de recursos hídricos e de uso e ocupação do solo. Ao todo, 286 municípios de todas as regiões brasileiras serão mapeados.

 

Veja o vídeo sobre o trabalho desenvolvido pela Aviação de Reconhecimento: