HAITI

Oitavo pelotão de militares da FAB retorna ao Brasil

Os militares realizaram diversas atividades no país caribenho
Publicada em: 10/06/2015 07:54
Imprimir
Fonte: ACS-5 / V COMAR

Reencontro com os familiares em Florianópolis  Ten Fabiana Cintra @ ACS-5/V COMARO 8º Pelotão de militares enviados pela Força Aérea Brasileira (FAB) ao Haiti, em missão de paz da ONU, retornou sexta-feira (05/07) ao Brasil. Esse foi o 21º Contingente Brasileiro (CONTBRAS) a participar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

Os militares da FAB chegaram juntamente com 167 militares do Exército Brasileiro, em um voo fretado pela ONU, e foram recepcionados pelos familiares no aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). Após o reencontro, eles seguiram para o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), onde permaneceram alojados no Quinto Serviço Regional de Ensino (SERENS-5) para realizar os exames de saúde estabelecidos pela ONU.

"A inspeção de saúde realizada logo após o desembarque é fundamental para evitar o contágio de doenças como febre chicunguya, a filariose e a tuberculose", ressalta a médica infectologista, Tenente Diana Santini. Nenhum dos militares da FAB apresentou sintomas e todos foram liberados no final de semana. Então, os militares de Santa Maria (RS) e Florianópolis (SC) puderam retornar às suas cidades.

Missão de Paz

Os 34 militares, entre oficiais, sargentos, cabos e soldados das bases aéreas de Canoas, Santa Maria e Florianópolis, embarcaram no dia 9 de dezembro de 2014 e permaneceram na missão por 6 meses. Eles realizaram treinamento específico para a MINUSTAH de julho a novembro do ano passado.

O pelotão desenvolveu atividades de patrulhamento e policiamento diuturnamente, objetivando manter o ambiente seguro e estável para a população local, realizando ações cívico-militares onde ocorriam palestras e orientações de saúde, distribuição de água e alimentos doados pela ONU e ONGs internacionais, recreação, corte de cabelo, entre outras. "Essa foi a missão das nossas vidas", afirmou o Tenente Bruno Becker.
Militar(es) da FAB durante Missão no Haiti  Acervo CONTBRAS - Contingente Brasileiro

O Brasil participa de missões de paz da ONU desde 1956. Atualmente, o país tem distribuído pelo mundo cerca de dois mil militares das três forças. Os militares brasileiros têm se destacado internacionalmente pelo bom desempenho operacional e também pela habilidade e trato humanizado para lidar com pessoas em situações tão vulneráveis. 

Assista ao vídeo abaixo: