ORDEM DO DIA

Aniversário da DIRENG

A Diretoria de Engenharia da Aeronáutica celebra 73 anos
Publicado: 02/06/2015 15:35
Imprimir
Fonte: DIRENG

ORDEM DO DIA ALUSIVA AO ANIVERSÁRIO DA DIRENG 2015

PASSADO, PRESENTE E FUTURO SÃO DIMENSÕES QUE COMPÕEM O TEMPO. O FILÓSOFO E CIENTISTA ALEMÃO GOTTFRIED LEIBNIZ AFIRMAVA QUE O PRESENTE ESTÁ FEITO DE PASSADO E PLENO DE FUTURO.

DESDE A SUA CRIAÇÃO, QUANDO OS INEVITÁVEIS DESDOBRAMENTOS, PRODUZIDOS NA CONJUNTURA DO PAÍS PELA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL EXIGIRAM UMA NOVA ATITUDE EM RELAÇÃO À INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA NACIONAL, A DIRETORIA DE ENGENHARIA DA AERONÁUTICA TEM MANTIDO SUAS “MÃOS À OBRA” EM PROVEITO DESSE ESTRATÉGICO RECURSO.

NAQUELA ÉPOCA, EVIDENCIAVA-SE A NECESSIDADE DE CONSTRUÇÃO DAS BASES MATERIAIS PARA O PERFEITO DESENVOLVIMENTO DA AVIAÇÃO BRASILEIRA. NOSSA INSTITUIÇÃO ENTÃO AVOCOU A SI A RESPONSABILIDADE DA INICIATIVA PIONEIRA, PERSEGUINDO COM OBSTINADA DETERMINAÇÃO OS SEUS OBJETIVOS, PROJETANDO E CONSTRUINDO AEROPORTOS, BASES AÉREAS, PARQUES, HOSPITAIS, ESCOLAS, HANGARES E RESIDÊNCIAS.

HOJE, AO CELEBRARMOS O ANIVERSÁRIO DE 73 ANOS DA DIRENG, SENTIMOS A NECESSIDADE DE, MAIS UMA VEZ, RECONHECERMOS AS IDÉIAS, O TALENTO, A VONTADE E A AÇÃO REALIZADORA DE NOSSOS ANTECESSORES, EM PROVEITO DA EFETIVAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DO COMANDO DA AERONÁUTICA. É A OPORTUNIDADE DE DARMOS MOVIMENTO AOS BRAÇOS E VOZ ÀQUELES QUE ESCREVERAM COM BRILHO AS PÁGINAS DA HISTÓRIA DESTA INSTITUIÇÃO. A MEMÓRIA É UM DOS ALICERCES QUE DÁ SENTIDO À VIDA. PRESERVAR A LEMBRANÇA DOS FEITOS INSTITUCIONAIS É MANTER A ORGANIZAÇÃO VIVA E UMA FORMA DE FORTALECER SUAS BASES. É PRECISO LEMBRAR PARA PERTENCER.

ESSA CONSTATAÇÃO, CONTUDO, NOS TRAZ GRANDES RESPONSABILIDADES. NÓS, OS ATUAIS GUARDIÕES DO ESTANDARTE DA DIRENG, TEMOS ESSA CONSCIÊNCIA E BUSCAMOS PAUTAR NOSSAS AÇÕES PELOS VALORES DE AMOR À PÁTRIA, CULTO AO DEVER E AÇÃO REALIZADORA, EVIDENCIADOS NAS ATITUDES DE NOSSOS PIONEIROS.

SÃO MUITOS OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, QUANDO FAZEMOS UMA AUTOAVALIAÇÃO OU QUANDO DIRIGIMOS NOSSO OLHAR PARA A CONJUNTURA EXTERNA. ELES ESTÃO LÁ, COMO GRANDES PROVOCAÇÕES À NOSSA ATITUDE, MAS TAMBÉM COMO LEGÍTIMOS IMPULSIONADORES DE NOSSO INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA.

VISANDO FICAR MENOS SUSCEPTÍVEL E MAIS PREPARADA PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS, A DIRENG TEM DESENVOLVIDO NOS ÚLTIMOS ANOS UM PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO. ENTRE AS AÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DESSE PLANO DESTACAM-SE: READEQUAÇÃO DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA DIRETORIA, EM FUNÇÃO DA ESTRATÉGIA DE GERENCIAR TODO O CICLO DE VIDA DOS IMÓVEIS E INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA EM UMA ÚNICA SUBDIRETORIA; A CRIAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS E PROJETOS DE ENGENHARIA - CEPE, EM FUNÇÃO DA ESTRATÉGIA DE SEPARAR GESTÃO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS; MUDANÇA DE SEDE DA DIRETORIA PARA UM NOVO ESPAÇO FÍSICO NA ILHA DO GOVERNADOR, EM FUNÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE FICAR FISICAMENTE PRÓXIMA AO COMANDO-GERAL DE APOIO, BEM COMO TER UMA ESTRUTURA FÍSICA MAIS ADEQUADA AOS PROCESSOS INSTITUCIONAIS; REALIZAR EXERCÍCIOS DE ENGENHARIA DE CAMPANHA EM CONJUNTO COM A INTENDÊNCIA DA AERONÁUTICA, EM FUNÇÃO DA ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO DA LOGÍSTICA OPERACIONAL DA FAB; IMPLANTAR O PROGRAMA GESPÚBLICA NA DIRETORIA, EM FUNÇÃO DA ESTRATÉGIA DE APRIMORAMENTO DE SUA GESTÃO.

OS EFEITOS DESSAS AÇÕES NÃO SERÃO IMEDIATOS, MAS TEMOS A CONVICÇÃO QUE SÃO PORTADORES DE FUTURO NA MESMA MEDIDA PRECONIZADA PELO NOSSO FILÓSOFO DE REFERÊNCIA ANTERIORMENTE CITADO.

ASSIM, ACREDITAMOS ESTAR CONSTRUINDO UMA REALIDADE ONDE A DIRENG POSSA ASSUMIR UM PAPEL DE PROTAGONISTA DE FATO E DE DIREITO NA GESTÃO DOS SISTEMAS SOB SUA RESPONSABILIDADE, E DESSA FORMA, A GLÓRIA DOS PRECURSORES VENHA A SER VIVENCIADA PELOS JOVENS INTEGRANTES DESSA INSTITUIÇÃO.

PARABÉNS DIRENG!

Maj Brig Eng Francisco Carlos Melo Pantoja
Diretor de Engenharia da Aeronáutica