DEFESA QUÍMICA

Aeronavegantes recebem treinamento sobre contaminação

O curso prepara os militares para atuarem durante os Jogos Olímpicos Rio 2016
Publicada em: 31/05/2015 13:55
Imprimir
Fonte: Comunicação Social do IMAE

  O Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, no dias 20, 21 e 26 de maio, no Rio de Janeiro, um treinamento em Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear (DBQRN) com aeronavegantes da Quinta Força Aérea (V FAE), unidade da FAB responsável por gerenciar todas as unidades aéreas de transporte.

“O objetivo é preparar os militares para atuarem durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, adotando medidas que minimizem ou excluam o risco de exposição a agentes DBQRN”, ressalta o Coordenador do Curso, Major Médico Dalton Muniz Santos.

Os aeronavegantes vão poder agir em casos, por exemplo, de doenças transmissíveis, como o ebola; de acidentes radiológicos e também de agentes químicos, como o gás Sarin, que se espalha rapidamente pelo ambiente.

Participaram das atividades 30 militares do Esquadrão Gordo (1°/1°GT) e do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1°GTT), que operam a aeronave C-130 Hércules. Eles tiveram instruções teóricas, ministradas no IMAE, sobre fundamentos DBQRN, percepção de ameaça terrorista, abordagem de vítima, descontaminação de feridos e aeronaves, intoxicação por agentes químicos, entre outras.

Os alunos realizaram também uma parte prática do curso na Base Aérea do Galeão (BAGL), onde os instrutores do IMAE juntamente com a V FAE puderam simular um transporte aeromédico de vítima contaminada na aeronave C-130 Hércules.

“É necessário ter cuidado em todas as fases do voo desde o planejamento, o manejo com os equipamentos de monitoração durante o deslocamento e também depois da aterrissagem, quando é feita a descontaminação da tripulação e da aeronave para que possa ser empregada novamente”, conclui o coordenador.