OPERACIONAL

Esquadrão Harpia treina resgate em combate no sul do Pará

Exercício com helicópteros H-60 Black Hawk faz parte de capacitação operacional dos militares
Publicada em: 27/05/2015 09:55
Imprimir
Fonte: AGÊNCIA FORÇA AÉREA

  Sgt Johnson/Agência Força AéreaCinco helicópteros H-60 Black Hawk e uma equipe de cinquenta militares do Esquadrão Harpia (7°/8°GAV) treinam exercícios de simulação de guerra no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), na Serra do Cachimbo, sul do Pará. A operação de tiro aéreo e tiro lateral encerra em 06 de junho.

O programa de atividades inclui voos CSAR (da sigla em inglês Combat Search and Rescue), ou seja, busca e salvamento em área de combate com emprego de armamento em estande tático, rapel, formação de líderes de esquadrilha e de elemento, formação de tripulantes operacionais, além do uso dos óculos de visão noturna (NVG, do inglês Night Vision Goggles).

De acordo com o Oficial de Operações do esquadrão, Major Aviador Denys Martins de Oliveira, o exercício é fundamental para a capacitação operacional e o aperfeiçoamento dos militares. “Quando o esquadrão é deslocado para uma manobra, temos a oportunidade de treinar toda a equipe. Usamos o aprendizado desses exercícios para nos prepararmos e atuarmos na defesa aérea em eventos, como as Olimpíadas de 2016, para que a sociedade sinta-se protegida e consciente de que nosso trabalho está sendo realizado com sucesso”, afirmou.

Saiba mais - Na Força Aérea Brasileira, além do Esquadrão Harpia, sediado na Base Aérea de Manaus (BAMN), opera o H-60 Black Hawk o Esquadrão Pantera (5°/8° GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria (RS).