SOCIAL

FAB participa de Campanha de Doação de Medula Óssea no RJ

Saiba como se tornar um doador
Publicada em: 21/05/2015 10:33
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  A Força Aérea Brasileira (FAB) participa da Campanha de Doação de Medula Óssea, realizada pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ). Na próxima sexta-feira (22/05) ocorrerá uma palestra no auditório do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro (BINFAE-RJ), às 8 horas, sobre como se tornar um doador. A iniciativa é do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) e o evento é aberto a todos os civis e militares interessados.

A mesma palestra será realizada nesta quinta-feira (21/05), às 13 horas, no auditório Carlos Antônio de Amorim, que fica no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Já no dia 27, das 9h às 16h, serão realizadas diversas atividades da campanha no mesmo local.

A medula óssea é um tecido que está no interior dos ossos e sua principal função é produzir os componentes do sangue. Entre as doenças que afetam as células do sangue estão leucemia, linfomas e anemias graves. O transplante consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais, com o objetivo de reconstituição.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, para ser um doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. O candidato deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (de 5 a 10ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são, então, cadastrados e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.