SAÚDE

Soldados da Aeronáutica ajudam a combater a dengue em Anápolis (GO)

O município é o terceiro com maior incidência de casos no Estado
Publicada em: 20/05/2015 13:39
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  BAANAté o dia 1º de junho, dez soldados da Base Aérea de Anápolis (BAAN) reforçam as equipes de saúde do município, localizado a 50 km de Goiânia, no combate ao mosquito transmissor da dengue. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano, foram notificados na cidade 4.691 casos da doença, sendo 842 confirmados. É o terceiro município com maior incidência de casos no Estado de Goiás, que ocupa o segundo lugar no ranking da doença no País. O apoio poderá ser ampliado por mais 15 dias e com a adesão de mais dez soldados.

A secretaria de saúde recorreu à Aeronáutica para reduzir a resistência dos moradores em atender as equipes. “A instituição tem grande respeito da população e isso contribui na intensificação do trabalho de reorientar as famílias”, explica a coordenadora de controle de endemias, Érica Rodrigues Dias Reis.

De acordo com ela, desde o dia 12 de maio, quando os soldados iniciaram o trabalho de campo, foi possível ampliar o número de visitas realizadas diariamente, especialmente onde estão concentrados os principais focos da doença no município. Essas áreas são visitadas com frequência pelos agentes no mínimo a cada dois meses.  BAAN

Trabalho na rua

O Soldado Mateus Santiago da BAAN não mora nos locais mais afetados e nem teve dengue. Mesmo assim, foi voluntário para ajudar a combater os mosquitos. “Nossa principal tarefa é conscientizar os moradores, além de identificar e eliminar as larvas”, afirma.

Em dupla com um agente de saúde, o militar visita entre 40 e 50 residências por dia. Na tarde de terça-feira (19/05) o posto de trabalho dele foi a rua Paes de Almeida, no bairro Vila São Jorge. Já nesta quarta-feira (20/05), as visitas estão programadas para o bairro Santa Cecília. “Conversamos com os moradores, mostramos a nossa identificação e eles ficam bem tranquilos”, ressalta.

imagens/original/25106/img_2310.jpg