CONCURSO

Abertas as inscrições para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar

Os alunos receberão auxílio financeiro, alimentação, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária
Publicado: 19/05/2015 10:53
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Os interessados em cursar a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) podem se inscrever a partir de hoje (19/05) no endereço eletrônico www.epcar.aer.mil.br. A taxa é de R$ 60,00. São disponibilizadas 180 vagas.  A seleção é voltada para jovens com ensino fundamental completo, que não tenham menos de 14 anos de idade e nem 19 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2016. As inscrições  terminam às 15h (horário de Brasília/DF) do dia 11 de junho. 

O processo seletivo é composto de provas escritas (Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa e Redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

As provas escritas ocorrerão no dia dois de agosto de 2015 nas seguintes localidades: Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), São Paulo (SP), Pirassununga (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).

Se aprovado em todas as etapas, o candidato fará o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) na EPCAR, em Barbacena (MG), por três anos. O curso é equivalente ao ensino médio regular do Sistema Nacional de Ensino.

Os alunos da EPCAR são considerados praças especiais e receberão auxílio financeiro, alimentação, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária durante todo o curso e terão moradia na escola. Após a conclusão com aproveitamento, eles receberão certificado de conclusão do Ensino Médio e do CPCAR.

Aqueles que concluírem o CPCAR com aproveitamento e, também, forem considerados “APTOS” na inspeção de saúde, no exame de aptidão psicológica, no teste de avaliação do condicionamento físico e no teste de aptidão para a pilotagem militar (TAPMIL) poderão concorrer ao número de vagas previsto para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA).

Conheça um pouco sobre a rotina da EPCAR no vídeo abaixo: