DIA DA VITÓRIA

Cerimônia celebra o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa

A solenidade será realizada nesta sexta-feira (08/05) no Rio de Janeiro
Publicada em: 08/05/2015 07:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  "Acabou a guerra!". A manchete da edição extra do jornal brasileiro "Diário da Noite" trazia a notícia mais esperada desde 1939. Em 8 de maio de 1945, após quase seis anos de conflito e milhões de mortos, o nazismo se rendia e a paz voltava a reinar na Europa. Era também o fim vitorioso para os mais de 25 mil brasileiros que combateram na Itália.

  A data será lembrada nesta sexta-feira (08/05) em uma cerimônia no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, localizado no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. Um dos destaques da solenidade será a composição de um pelotão de Fuzileiros Navais com 45 bandeiras representando todos os países que, juntos, venceram a guerra.

Durante o conflito, mais de três mil militares brasileiros foram feridos e 450 morreram em combate. Entre eles o Aspirante a Oficial Aviador Frederico Gustavo dos Santos e os Tenentes Aviadores John Richardson Cordeiro e Silva, João Mauricio Campos de Medeiros, Aurélio Vieira Sampaio e Luiz Lopes Dornelles, todos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira. Outros quatro faleceram em acidentes. Os restos mortais de oito deles estão no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial.

Entre os meses de outubro de 1944 e maio de 1945, onze pilotos brasileiros saltaram de paraquedas das suas aeronaves. Cinco foram feitos prisioneiros, três conseguiram esconder-se até o final da guerra e outros três conseguiram saltar sobre território amigo. Outros sete aviadores foram afastados das missões por motivos de saúde.