SEGURANÇA DE VOO

Abertas as inscrições para o Estágio de Padronização de Instrução Aérea

O objetivo é difundir boas práticas e ferramentas de padronização para a Aviação de Instrução
Publicada em: 08/05/2015 11:03
Imprimir
Fonte: SERIPA V

  O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) abriu inscrições para o primeiro Estágio de Padronização de Instrução Aérea (EPIA). O evento será realizado nos dias 01 e 02 de junho, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). O objetivo é difundir boas práticas e ferramentas de padronização para a Aviação de Instrução e aperfeiçoar o trabalho dos instrutores, bem como melhorar o desempenho de alunos que se preparam para atuar na atividade aérea.

Cerca de 20 instituições já confirmaram presença no encontro, que reunirá membros da direção de aeroclubes e escolas de aviação, gerentes de segurança operacional, instrutores de voo e alunos. As palestras vão abranger diversos temas, como o panorama atual da aviação de instrução no Brasil, aspectos psicológicos, didática aplicada à instrução aérea, comunicação, preenchimento de fichas de avaliação, aerodinâmica e desempenho em aeronaves de baixa performance, legislação e erros mais comuns em acidentes de instrução.

De acordo com o Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, o julgamento de pilotagem, a instrução, a aplicação de comandos, a supervisão e o planejamento gerencial estão entre os fatores contribuintes mais presentes nas investigações de ocorrências aeronáuticas no período de 2004 a 2013.

As estatísticas indicam que os aeroclubes e as escolas de aviação responderam por cerca de 60 ocorrências investigadas nos últimos cinco anos na Região Sul, superando os números da Aviação Agrícola e demais segmentos da Aviação Geral. “O mapeamento das ocorrências aeronáuticas por operador aliado às estatísticas sobre as fases da operação, aos fatores contribuintes, bem como às deficiências no processo de formação e supervisão da atividade aérea nos aeroclubes e escolas motivaram a concepção de uma atividade de prevenção focada na origem dos problemas”, afirmou o Chefe do SERIPA V.

A iniciativa, que é pioneira no Brasil, busca mobilizar a comunidade de Instrução Aérea para atuar nos parâmetros da Segurança de Voo. “É o momento de refletir para mudar comportamentos e preservar vidas humanas, apontando, desde o estágio mais básico, o caminho da profissionalização às futuras tripulações da aviação brasileira”, destacou o Tenente-Coronel.

O estágio é totalmente gratuito e as vagas são limitadas. Para se inscrever, é necessário enviar um email com principais dados (nome, função, contatos e data de nascimento) para [email protected] até o dia 15 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (51) 3462-1333.

Além da capital gaúcha, o SERIPA V planeja realizar o Estágio de Padronização de Instrução Aérea também em Santa Catarina e no Paraná.