CONCURSO

Os sargentos são especialistas que voam e fazem voar

Existem 28 especialidades para sargentos da Aeronáutica
Publicada em: 10/05/2015 06:00
Imprimir
Fonte: CECOMSAER

  “Voar e fazer voar” é a máxima que identifica os sargentos da aeronáutica. Esses profissionais são os especialistas responsáveis por manter as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) em funcionamento e, também, por dar suporte a toda a estrutura da FAB. “Os Especialistas são a essência da Força Aérea. Para cada avião que voa há dezenas, centenas de horas por trás de trabalhos executados por nossos especialistas de diversas áreas”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica, Nivaldo Luiz Rossato, em entrevista realizada no dia do Especialista.

Estão abertas 283 vagas para esta carreira. Para participar do exame o candidato não pode ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2016. O processo seletivo é composto de provas escritas (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.

Clique para saber mais sobre a inscrição

Os aprovados começarão as aulas no dia 10 de janeiro de 2016 na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Eles vão passar por instrução técnico-militar e sairão formados em uma das 14 especialidades oferecidas nesse concurso, para posteriormente atuarem em unidades da Aeronáutica em todo o Brasil.

  O que faz um especialista?

O controlador de tráfego aéreo que conduz uma aeronave a um pouso seguro; o infante que faz a defesa das organizações militares; o mecânico que possibilita o voo das aeronaves e o funcionamento preciso das viaturas, máquinas e equipamentos; enfim, são diversas as especialidades que estão integradas ao contexto da instituição.

Um sargento da FAB atua na sua especialidade e cumpre outras atividades, como a segurança de quartéis, marchas, uso de armamentos e liderança de grupamento de soldados.

Esses profissionais operam sistemas cada vez mais complexos e, por isso, estão em constante capacitação e evolução profissional, sempre no intuito de manter o elevado padrão da Força. Os futuros sargentos vão trabalhar com diversos projetos estratégicos da FAB que estão em pleno desenvolvimento, como armamentos inteligentes; aviões que são reabastecidos em pleno ar; satélites, foguetes e sistemas digitais de controle do espaço aéreo.

O código de honra do especialista é Disciplina, Amor e Coragem. Disciplina para obedecer às regras e respeito à hierarquia; o Amor à Pátria, à família e às instituições; e Coragem para enfrentar as dificuldades tanto na vida pessoal quanto na carreira militar.

Assista ao vídeo para conhecer a rotina dos alunos na Escola de Especialistas de Aeronáutica: