NOTA OFICIAL

CENIPA divulga ações da investigação com a aeronave PP-LLS

Publicada em: 01/05/2015 12:14
Imprimir
Fonte: CECOMSAER

Quanto ao andamento das investigações do acidente com o helicóptero de matrícula PP-LLS, ocorrido no dia 2 de abril, em Carapicuíba (SP), conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), este Centro informa o seguinte:

1. Toda a documentação referente ao operador, à tripulação e à manutenção já foi reunida para análise. Testemunhas e profissionais da empresa de manutenção participaram de entrevistas. Imagens de câmeras de segurança que gravaram o acidente foram obtidas para auxiliar na apuração dos fatores contribuintes.

2. A comissão de investigação recebeu na segunda-feira, 27 de abril, os representantes acreditados do órgão investigador francês (BEA) e do fabricante (AirBus Helicopters). Essa participação de representantes acreditados atende ao previsto no Anexo 13 à Convenção de Aviação Civil Internacional.

3. Com a chegada desses representantes, iniciou-se a análise dos dois motores e de componentes relacionados. O objetivo é verificar se estavam funcionando no momento do acidente. A transmissão e as pás também foram analisadas. Todas as bases das pás estavam fixadas ao rotor, o que permite afirmar que elas não se desconectaram do helicóptero em voo.

4. Com relação a gravadores de dados e voz, a aeronave não os possuía e eles não eram obrigatórios para o tipo de operação em questão.

5. O Cenipa reafirma que todos os aspectos envolvidos na ocorrência estão sendo analisados, com o objetivo de se encontrarem os fatores contribuintes que gerarão recomendações de segurança, completando assim o ciclo da prevenção de acidentes.



Brasília, 1º de maio de 2015.



Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica