ANIVERSÁRIO

Esquadrão de aeronaves não tripuladas completa 4 anos

Sediado em Santa Maria (RS), Esquadrão Hórus foi criado em 2011 para operar as aeronaves remotamente pilotadas da FAB
Publicada em: 30/04/2015 06:00
Imprimir
Fonte: 1º/12º GAV

O Hermes 900, recebido em 2014  Sgt Paulo Rezende / Agência Força AéreaO Esquadrão Hórus (1°/12°GAV), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela operação de aeronaves não tripuladas Hermes 450 e Hermes 900, comemorou quatro anos de existência nessa quarta-feira (29/4). A data foi celebrada com uma cerimônia militar realizada na Base Aérea de Santa Maria (BASM), sede da unidade.

Durante a solenidade, foram entregues as menções destaque operacional, destaque segurança de voo e graduado e praça padrão.

O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Renato Alves de Moraes, ressaltou a participação da Unidade, desde a sua criação até os dias atuais, em diversas Operações e Exercícios de interesse do Comando da Aeronáutica e do Ministério da Defesa, como a Ágata.

Atualmente a frota é composta por quatro Aeronaves Remotamente Pilotadas RQ-450 e uma RQ-900. A unidade realiza missões como Controle Aéreo Avançado, Posto de Comunicações no Ar e Reconhecimento Aéreo.

Uma das missões realizadas, em 2013, foi o apoio ao esquema de segurança da Copa das Confederações. No dia da estreia, 15 de junho, uma RQ-450 conseguiu capturar até o gol de Neymar.