AMAZÔNIA

FAB transporta mais de 3 toneladas de mantimentos para comunidades indígenas em Roraima

Um helicóptero Black Hawk e um C-98 Caravan da FAB apoiaram a missão
Publicada em: 28/04/2015 15:23
Imprimir
Fonte: BABV

Cerca de três toneladas   de mantimentos foram transportadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) para as comunidades indígenas de Raposa Serra do Sol, Caramambatai e Xitei. As aldeias de índios Yanomami e Ingarikó estão localizadas no extremo oeste de Roraima, em área de floresta nativa, e somente recebem apoio por meio aéreo. Ao todo, foram seis missões realizadas pelo helicóptero H-60 Black Hawk do Esquadrão Harpia (7º/8º GAV) e pela aeronave C-98A Caravan da Base Aérea de Boa Vista (BABV) no período de 14 a 25 de abril.

Foram entregues alimentos e material destinado à infraestrutura das comunidades. Além disso, durante a missão, a Base enviou militares para atuarem na manutenção dos espaços públicos da aldeia, como a escola e a sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena de Roraima (SESAI).

Para o piloto do Black Hawk, Tenente Helder Calenzani Alpoim, esse tipo de trabalho é gratificante. “A missão demandou bastante esforço e dedicação de toda a tripulação e a recompensa foi poder ver o sorriso de alegria no rosto das pessoas, principalmente das crianças, isso não tem preço”, afirmou.

O apoio às comunidades indígenas é atividade constante para os militares que estão servindo na região norte do Brasil não só com transporte de mantimentos, mas também de medicamentos e de médicos e dentistas que, eventualmente, prestam atendimento a essas comunidades.

imagens/original/24946/003_xitei.jpg