SAÚDE

Base Aérea de Fortaleza realiza mais de 1.000 atendimentos de saúde em Ação Cívico-Social

Mais de 90 profissionais de saúde da FAB participaram da ACISO
Publicada em: 27/04/2015 15:06
Imprimir
Fonte: BAFZ

A Força AéPediatria  SO SEF Magda Silvia Ferreirarea Brasileira promoveu uma Ação Cívico-Social (ACISO), no Hospital da Base Aérea de Fortaleza (HBAFZ) no último sábado (25/04). Foram realizados 1.190 atendimentos em mais de 10 especialidades médicas, além da realização de exames e tratamentos odontológicos. A ação ajudou a reduzir a fila de espera por consultas no posto de saúde da Vila União, bairro carente da capital cearense.

De acordo com a Comandante do HBAFZ, Major Médica Patrícia Lopes de Souza, realizar a ACISO no hospital foi uma novidade. “O Hospital da Base Aérea de Fortaleza inovou ao trazer os pacientes para as suas instalações, propiciando, assim, a realização de diversos exames, como ginecológicos, proctológicos, clínicos e todos os procedimentos de que dispõe a Seção de Odontologia”, informou.

O comerciante Fábio Luiz Chavier Nogueira, de 52 anos, participou pela primeira vez da ação. “O atendimento oferecido é muito bom e facilita a vida dos moradores do bairro Vila União que não têm tanta condição”, disse. A dona de casa Antonia de Lima Bezerra, de 49 anos, também aprovou a iniciativa. “Foi a melhor coisa que aconteceu, encontramos aqui tudo o que precisamos”, contou.

Números

Do total dos atendimentos, 231 foram consultas médicas, 133 procedimentos odontológicos e 826 exames, entre eles laboratoriais, ultrassonografia, raio-X, eletrocardiograma, além de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, realização de pequenas cirurgias, restauração dentária e aplicação de vacinas.

A ação contou com o trabalho de 96 profissionais de saúde. A Aspirante Dentista Camila Campos Costa, recém-chegada à
Instrução de escovação  SO SEF Magda Silvia FerreiraBase Aérea de Fortaleza, participou pela primeira vez de uma ACISO. “Estou encantada, é muito gratificante. Os pacientes ficam extremamente felizes com as consultas”, disse. Já o Aspirante Oftalmologista Francisco Holanda Oliveira Neto ressaltou o valor desse tipo de atividade para a comunidade. “Nosso trabalho aqui é muito importante, pois a população tem necessidade dos serviços de saúde”, afirmou.

A ACISO é uma iniciativa de responsabilidade social da Base Aérea de Fortaleza junto às comunidades vizinhas. Segundo o Comandante da BAFZ, Coronel Aviador Francisco Claudio Gomes Sampaio, o objetivo é ajudar a população. “Nós temos uma preocupação com nossa comunidade e, com essa ação, estamos colaborando para melhorar a qualidade de vida dos nossos vizinhos”, afirmou.