ESPAÇO AÉREO

Casal faz controle de helicópteros em evento no Rio de Janeiro

Casados há sete anos, sargentos da FAB coordenam o tráfego de até 40 helicópteros por dia
Publicada em: 18/04/2015 12:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Entre 35 e 40 he  licópteros voaram diariamente durante esta semana na área do Riocentro, local onde ocorreu a feira de defesa LAAD 2015. E este fluxo foi controlado por um casal de controladores de tráfego aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB). Os sargentos Bruno Fernandes dos Remédios e Ingrid Martins Vicente se conheceram na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), e hoje comemoram a chance de trabalharem juntos.

“É a terceira vez que trabalhamos juntos em missões. A primeira foi no Rock in Rio, em 2013. Também atuamos na Fórmula 1, em Interlagos”, detalhou a Sargento Ingrid.

Mas cada missão juntos é comemorada porque o casal sabe bem o que significa estar longe um do outro. Formados em 2006, eles namoraram a distância por dois anos. A Sargento Ingrid foi servir em São Paulo (SP), enquanto o Sargento Fernandes seguiu para Belém (PA), a quase três mil quilômetros de distância.

A chance de morarem na mesma cidade só veio sete meses após o casamento, em 2008. Hoje, ambos são do efetivo do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), unidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável pelo controle de tráfego aéreo das áreas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Deslocados do SRPV-SP por sua experiência prévia em operações como esta, o casal se juntou a uma equipe de mais dois controladores, além de pessoal de apoio e de militares do Grupo de Comunicações e Controle (GCC). A missão começou domingo (12/04) e segue até sábado (18/04).

O trabalho deles na chamada "Rádio Riocentro" é prestar informações, como alertas e meteorologia, para tripulações de aeronaves na área, além de gerenciar o fluxo de tráfego para as operações de pouso, decolagem e sobrevoos. Eles atuam em coordenação com os órgãos de tráfego dos aeroportos de Jacarepaguá, Galeão e Santos Dumont, além das Bases Aéreas de Santa Cruz (BASC) e Afonsos (BAAF), todos localizados na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Por dia, a Rádio Riocentro tem gerenciado o tráfego de 35 a 40 helicópteros, entre órgãos de governo, chefes de estado, empresas comerciais e aeronaves envolvidas com o evento.