INDÚSTRIA

Começa a maior Feira de Defesa e Segurança da América Latina

A FAB participa da LAAD 2015 para expor seus projetos estratégicos
Publicada em: 14/04/2015 16:55
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Começou hoje (14/04  ) e segue até a próxima sexta-feira (17/04), no Rio de Janeiro (RJ), a LAAD Defence & Security 2015, maior feira dos setores de defesa e segurança da América Latina. Cerca de 700 expositores, entre eles o Ministério da Defesa do Brasil, a Marinha, o Exército e a Força Aérea Brasileira, vão expor no Riocentro novas tecnologias, equipamentos e serviços. A expectativa é receber 40 mil visitantes e 150 delegações de 71 países.

Quem visitar a LAAD poderá ver blindados, embarcações e até uma maquete em tamanho real do caça Gripen NG. A feira conta ainda com uma ampla mostra de armamentos, sistemas eletrônicos, fardamentos e sistemas não tripulados. No total, são mais de 600 expositores vindos de 40 países.

Ministro ressalta papel econômico

Durante a solenidade de abertura, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, ressaltou os investimentos
  militares realizados pelo Brasil. "A nossa pregação da paz não nos faz descuidar da atualização e da profissionalização das nossas Forças Armadas", disse.

O investimento militar brasileiro representa 41,2% do total na América Latina. Para o ministro, isso representa um ganho para toda a economia nacional. "A indústria de defesa transborda para a indústria nacional como um todo", explico
u. Ele lembrou, ainda, dos projetos que contam com transferência de tecnologia, como a aquisição dos caças Gripen NG.

O presidente da Associação das Indústria de Material de Defesa e Segurança (ABIMDE), Sami Hassuani, ressaltou que um emprego direto na área de defesa traz, em média, quatro empregos indiretos. "Apesar das dificuldades econômicas, nós, empresários do setor, estamos fazendo nesta LAAD 2015 o maior investimento já feito em feira de defesa", afirmou, ao comentar os investimentos militares brasileiros.

A solenidade contou com a participação do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e dos Comandantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira.

  Mostra da FAB

A FAB apresenta seus principai
s projetos estratégicos nos setores operacional, aeroespacial e de controle do tráfego aéreo. Entre eles, o cargueiro KC-390, o novo caça Gripen NG e o míssil A-Darter. O público poderá ver de perto, também, o helicóptero de ataque AH-2 Sabre e a Aeronave Remotamente Pilotada Hermes 900, utilizada em missões de vigilância, reconhecimento e inteligência.

Na área externa do Riocentro, foi montado um acampamento militar para demonstrar a infraestrutura de apoio empregada pela Força Aérea em operações, exercícios, treinamentos militares e também para o suporte de hospitais de campanha. No estande da FAB, os visitantes p
oderão conhecer, ainda, o sistema SAGITARIO, um software nacional de gerenciamento do tráfego aéreo.