MEIO AMBIENTE

Papagaios e jabutis apreendidos pelo IBAMA são transportados pela FAB

Os animais serão soltos na Serra do Cachimbo (PA)
Publicada em: 31/03/2015 15:29
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou neste mês de março o transporte de 25 papagaios e três jabutis de Canoas (RS) para o Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), na Serra do Cachimbo, sul do Pará. Os animais foram vítimas de tráfico e chegaram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Rio Grande do Sul, do IBAMA, por meio de apreensões ou de entregas voluntárias.

“O transporte pela FAB é menos traumático para os bichos e a sobrevida é muito maior. Se a viagem fosse feita de carro, demoraria dois ou três dias e alguns poderiam morrer. Já no voo comercial, é mais difícil a gente conseguir transportar tantos assim de uma vez”, ressaltou a médica veterinária e analista ambiental do IBAMA, Denise Englert.

Para essa missão, o IBAMA entrou em contato com o Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), que acionou o Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA). No primeiro dia, eles foram transportados de Canoas para Brasília e, no segundo, foram levados diretamente para a Serra do Cachimbo. "O IBAMA sempre faz muita apreensão e é um prazer para a gente transportar esses animais, levando-os a viverem livres", ressaltou a Tenente Bruna Nascentes Teles, aviadora do 6° ETA.

  O CPBV, para onde os papagaios e jabutis foram levados, é uma organização militar da FAB. Lá eles estão alojados em recintos de readaptação, onde são tratados para serem soltos. Os papagaios, por exemplo, estão fortalecendo as asas. Após o tratamento, os recintos serão abertos e eles sairão conforme decisão própria para viverem na serra, que é o seu habitat natural. A previsão é que sejam soltos em abril.

A FAB, em parceria com o IBAMA, já realizou o transporte de diversos animais, como onça, tamanduás, araras e macacos.