SAÚDE

Força Aérea realiza mais de mil atendimentos no interior do Amazonas

Município de Eirunepé está localizado a 1.160 km de distância de Manaus
Publicada em: 30/03/2015 15:19
Imprimir
Fonte: VII COMAR

  VII COMARMilitares do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) e do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN) realizaram 1.058 atendimentos médicos e odontológicos durante Ação Cívico-Social (ACISO) em Eirunepé. O município está localizado a 1.160 km de Manaus (AM) e próximo à fronteira do Brasil com a Colômbia. As consultas começaram na última segunda-feira (23/03) e terminaram na quinta-feira (26/03). Foram realizados atendimentos nas áreas de clínica médica, dermatologia, ginecologia, otorrinolaringologia e pediatria. Na ocasião, também foram feitas consultas na área de odontologia.

Para a dona de casa Maria Nilza Soares Cordeiro, a presença de médicos de diversas especialidades foi importante. “Não temos médicos especialistas na cidade e o deslocamento para Manaus é muito difícil. Levamos dez dias na época da cheia e um mês no período da seca”, disse.

  VII COMARA logística para a missão envolveu o transporte de meia tonelada de medicamentos e de dois kits de atendimento odontológico portátil, compostos por cadeira, foco, Raio X, motor, gerador e materiais de consumo para os procedimentos odontológicos, por meio da aeronave C-105 Amazonas, do Esquadrão Arara.

Durante toda a missão, as consultas na área de ginecologia incluíram exames de ultrassom nas pacientes. Algumas delas já tinham tido filhos e nunca haviam feito esse exame. Ao todo, foram realizadas 152 ultrassonografias. Nessa ACISO, também foram feitos doze procedimentos cirúrgicos de pequeno porte.

De acordo com a dona de casa Maria Eva Pereira Dias da Silva, a população agradece esse tipo de ajuda. “Muitas pessoas não têm condições de ir para outras cidades buscar as consultas. Então, ficamos aqui esperando”, disse.