ESPECIALISTAS

Saiba como entrar na Escola de Especialistas da Aeronáutica

São duas possibilidades de ingresso, uma que exige ensino médio e a outra a formação técnica
Publicada em: 27/03/2015 16:23
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A Escola de Especialistas d  e Aeronáutica, localizada em Guaratinguetá (SP), forma semestralmente cerca de 650 novos Sargentos para a Força Aérea Brasileira. É o maior centro de ensino técnico militar da América do Sul e mais de 70 mil militares já passaram por lá.

Quem deseja fazer parte desse grupo tem dois caminhos a seguir: o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS), com duração de dois anos, e exigência de ensino médio completo; ou por meio do Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS), com duração de seis meses, que exige o ensino médio completo para os candidatos a especialistas em música e curso técnico nas demais especialidades.

Oriunda de uma família de militares, a Sargento Natália Costa Carvalho, hoje na Base Aérea de Campo Grande,
  sempre quis seguir o caminho dos parentes. Ela já possuía o curso técnico na área de informática e fez o EAGS. Segundo a militar, a rotina de preparação para o concurso foi puxada. “Deixei o emprego, fiz a matrícula em um cursinho preparatório e estudava de manhã, de tarde e de noite”, conta.

De acordo com ela, a parte mais difícil da prova é o português. "Já que nós temos mais intimidade com as disciplinas técnicas, o português acaba determinando quem passa no concurso”, afirma a sargento que estava entre as 200 inscritas para o total de 19 vagas na especialidade de informática.

Ela diz, ainda, que procura incentivar os jovens para seguirem a carreira militar. “Percebo que é uma correria que vale a pena. As pessoas me procuram e eu passo material de concursos antigos e dou dicas da prova. Das pessoas que ajudei, três já passaram”, comemora.

Para o estud  ante que deseja fazer o CFS, a previsão é que as inscrições sejam abertas em maio e as provas contam com questões de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física. Para o EAGS as inscrições já estão abertas e podem ser feitas até as 15 horas do dia 21 de abril. Na prova, é exigido conhecimento especializado e de língua portuguesa.

An
ualmente são inscritos cerca de 30 mil candidatos. Em 2014, os cursos mais concorridos foram: Controladores de Tráfego Aéreo, com 37,2 candidatos por vaga; o Estágio de Adaptação a Graduação de Sargentos, com 33,4 candidatos por vaga; e o Curso Formação de Sargentos, com 28,3 candidatos por vaga.