METEOROLOGIA

Aeronáutica realiza simpósio sobre o clima

A FAB conta com mais de 600 especialistas na área
Publicada em: 24/03/2015 12:07
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Sargento Jonhson BarrosO Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), localizado em Manaus (AM), realiza nesta terça-feira (24/03) o Segundo Simpósio de Metereologia. O tema é “Conhecimento do clima para ações climáticas”.

O evento acontece em comemoração ao Dia Mundial da Metereologia, celebrado terça-feira (23/03), e conta com a participação de doutores e pós-doutores na área, para a troca de informações e conhecimento do clima da região. Também foram convidados especialistas em Meteorologia de diversas unidades aéreas e autoridades locais.

Atualmente a Força Aérea Brasileira conta com mais de 600 especialistas em metereologia, que são responsáveis por observar os fenômenos meteorológicos e fazer previsões para o planejamento de missões aéreas, indispensáveis à segurança de voo militar e civil. Os técnicos trabalham em órgãos de proteção ao voo nos diversos aeródromos do país.

Dia da Metereologia

O Dia da Metereologia relembra a técnica desenvolvida pelo ser humano para analisar as variações do clima. Recolhendo informações sobre a umidade do ar, a pressão atmosférica e a temperatura, os profissionais conseguem fazer uma previsão climática. O trabalho ajuda na prevenção de acidentes decorrentes de alterações de clima mais severas, como chuvas e ventos, que podem causar enchentes e danos materiais.

A data lembra a fundação da Organização Metereológica Mundial, ocorrida em 1961. A instituição é ligada a Organização das Nações Unidas (ONU) e possui a adesão de todos os países-membros da ONU.

Na semana do Especialista, assista ao vídeo e conheça mais sobre esse profissional: